Dicionário NOVO - role a tela
Dicionário (ANTIGO)
Material inclusivo
Legislação
Perguntas Frequentes
Links Interessantes
Fórum de Debates
Escolas
Imagens animadas LIBRAS
Curiosidades, Artigos e Dicas
Indique este site
Mapa do Site
Fale Conosco
Mural de Recados
Mural de Recados (263 mensagens)

Espaço reservado para envio de mensagens de nossos visitantes.




Comentários
Encontrados 263 registros.
 

fiz um blog de libras com apostilas

No meu blog coloquei várias apostilas para download e dicionários ajudará nas pesquisas de quem estiver precisando aprender libras, eu faço o curso na feneis de bh e adoro!
http://bhlibras.blogspot.com/
consultem

estou divulgando o www.dicionariolibras.com.br lá

Autor: Liz


10/03/2010

tcc

Olá gostaria de parabenizar o site, tenho uma sobrinha surda e sou apaixonada por libras,estou cursando o 5semestre de educação fisica e meu tcc é sobre recreação para surdo,se alguém tiver algum artigo ou alguma matéria que possa me ajudar no meu tcc agradeço muito,meu email é
anluscavalheiro@hotmail.com


Autor: Analú Soares Cavalheiro


23/02/2010

Observando os comentários!!

Ola!! Nossa que interessante muitas colocações relevantes a cerca do assunto "LIBRAS", como observo muitas dúvidas e questionamentos também. Isso é muito bom e melhor ainda quando há um site que venha nos proporcionar algumas clareza e nos oferece algumas norteações. Parabéns pela iniciativa de disponibilizar ações e informação tão relevantes a todos que buscam esclarecimento a cerca do assunto!ATT, Nívea ROO-MT.

Autor: Nívea Vilarva


16/02/2010

INFORMAÇÃO SOBRE SURDOS

Oi.

Se sua filha vai fazer universidade isso me deixa contente. Desde de 2007 que venho pesquisando a situação do surdo na escola e consequentemente na sociedade. Infelizmente, pelo menos em Belém, tem poucos surdos em sala de aula e principalmente na universidade e trabalhando. Acredito que a televisão cada dia melhora essa questão de comunicação para surdos, mas, temos a internet que penso, de condições de acesso para todos. todavia, temos que dar graças a Deus pelos progressos e também se ele quizer teremos o sucesso, ou seja, todos na escola, todos nas universidades e claro com professores aptos para tal ai deixaremos de falar em inclusão e das dificuldades amarradas a esta palavra.

Abraços.

Mariana

Autor: mariana


13/02/2010

INFORMAÇÃO SOBRE SURDOS

Olá gostaria de muitas informações.
Minha filha esta completando amanhã 15 anos, Ela esta na 9 Série. Ela estudo no Colegio Felip Smaldone. E agora estuda em uma escola particular de ouvintes. E a melhor aluna dentro de sala de aula. Já estou preocupado em qual curso ela poderá cursar na universidade.
Existe telefone para surdos?
Porque que a Televisão Brasileira não traduz as programções? Existe alguma discussão a esse respeito?
Abços a todos
Sou de Manaus / AM

Autor: ISRAEL BRITO


12/02/2010

Iniciativa

olá!
Parabéns pela bela iniciativa.
Sugestões: poderia ter cursos de libra a distância.
Valeu e até mais,
Adão Cambraia

Autor: Adão Cambraia


19/01/2010

"A Dança do silêncio" Estudo de doutorado

Sou Mariana Marques, professora da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará. Estou cursando Pós-Graduação (doutorado na UFBA) e minha pesquisa aborda o sujeito surdo. Meu objetivo e explorar métodos que possam ser experimentados com surdos e ouvintes numa mesma sala de aula. recentemente, coordenei um Curso de Extensão que versava sobre "A Máscara Teatral: fazer e usar" e tivemos 12 surdos como alunos. A oficina foi desenvolvida em dois módulos: fazer e o usar da máscara. Este estdudo se deu de setembro a dezembro de 2009 na ETDUFPA. Foi uma garnde experiência para mim como professora e também pesquisadora. Amei.

Autor: Mariana


10/01/2010

palavras

existem palavras que podem não ser soletradas?procuro pela palavra emanuel.obrigada

Autor: jaciele dos santos coelho


07/12/2009

msg

Estou encantada! Estou realizando meu TTC, nestá área...
Este site está me sendo muito util...não deixe de sempre atualizar esses materiais...
obrigada!

Autor: llella


04/09/2009

PARABENS!

FIQUEI ENCANTADA COM O SITE ,ESQUECI DAS HORAS E A MINHA FILHA TAMBEM AMOU .

Autor: luzinete


03/07/2009

parabens!

Literalmente sem palavras para dizer que: ESTE É O SITE!
Parabens!

Autor: lidia


25/04/2009

Cursos da aréa!

Olá.. sou interprete inciante no municipio onde moro, fiz um curso básico e ja estou trabalhando com 2 meninas encandoras... mas com niveis diferentes de surdez!

Preciso aprofundar mais meu conhecimentos... e gostaria de ideias de cursos pela internet!

Priscila

Autor: Priscila


14/04/2009

Ajuda Urgente

Olá, preciso urgente de ajuda... alguém conhece o sinal de profeta, ou profecia.
Desde já agradeço!


Autor: Eloise Andrade


03/04/2009

materiais

gosraria de receber informações sobre eventos de surdos.De antemão obrigada.

Autor: Edneia da silva


02/03/2009

peço Informação, Urgente

Sou professor do curso de pedagogia e tenho uma dúvida: as faculdades e universidades que matriculam alunos com Deficiência Auditiva estão obrigadas por força de lei (no caso qual seria a lei) a colocar junto ao aluno DA um tradutor ou intérprete que o acompanhe em todas as aulas e nas atividades didático-pedagógicas da Instituição? Muito grato por quem puder me ajudar e auxiliar. Itamar (itamar@emfilosofia.zzn.com)

Autor: Itamar Rodrigues Paulino


13/02/2009

As diferenças da Libras em SP e RJ

Olá! Num primeiro contato com a Libras, num curso de extensão universitária, vi que certos termos/sentenças são representadas com sinais diferentes por membros da comunidade urda residentes em regiões diversas. Notei, por exemplo, que, na sentença "os três porquinhos", o sinal que representa o animal é um em Sampa e outro no Rio.
Mais tarde, num curso da USP, tive contato com estudiosos interessados em organizar o Atlas Lingüístico do Brasil, registrando os diferentes falares encontrados no Brasil. Isso despertou meu interesse em divulgar a língua da comunidade surda brasileira, e, mais do que issso, registrar as diferentes formas que os membros dessa comunidade têm de representar o mundo: seria mais um caso de marca de identidade regional?
Agora, vejo em meu TCC a possibilidade de levar essa discussão à uma das mais respeitadas universidades do mundo - a USP. Talvez esteja aí o caminho para a efetiva inclusão e o reconhecimento da igualdade de condições cognitivas e intelectuais entre as pessoas surdas e as ouvintes.
Gostaria de contar com a ajuda de todos para levantar dados que amparem tais argumentos.

Muito obrigada!
Kátia.

Autor: Kátia Assis de Oliveira


28/12/2008

Surdos Usuários da Língua Portuguesa


Pessoal, eu e meus amigos surdos tomamos a iniciativa de construir um Blog que fala da nossa diversidade. Somos um grupo, praticamente ignorado de surdos, que fazem uso da língua portuguesa como sua língua materna. A maioria das pessoas acham que todos os surdos utilizam Libras, entretanto, a verdade é que 2/3 de surdos utilizam a língua portuguesa e muitos nem conhecem a Língua de Sinais. Eu mesma sou um exemplo disso e conheço muitas outras pessoas assim. Cada um de nós utiliza um ou vários recursos para se comunicar, como a leitura labial, os aparelhos auditivos e o implante coclear. Resolvemos também publicar dez dicas para os ouvintes se comunicarem conosco. Venham nos visitar. Abraço a todos.

Cristina Ferber Vieira Lessa

cristinaferber@gmail.com
http://sulp-surdosusuariosdalinguaportuguesa.blogspot.com/


Autor: cristina ferber vieira lessa


19/12/2008

dúvida

quem tem surdez acentuada de um dos ouvidos (direito 50 dcb) e dentro dos padrões normais do esquerdo, é considerado deficiente auditivo, segundo a lei?

Autor: CLAUDIA


27/11/2008

Monografia - Inclusão Mercado de Trabalho

Boa tarde,
Minha monografia de Pós será sobre a capacitação e inclusão do deficiente auditivo no mercado de trabalho, e gostaria de obter material para este projeto, inclusive saber onde posso fazer o curso de libras com um preço acessível, pois os cursos que vi estão fora de minhas condições.
Desde já agradeço a todos que possam colaborar.
obrigada
Ana M.Cofiño


Autor: Ana M.Cofiño


11/10/2008

curso gratuito de libras

Bom dia!
Alguém sabe de algum curso de libras gratuito ou promocional EAD?
Os cursos que encontrei são todos muto caros.
Obrigada

Autor: dilzanete


30/09/2008

Deficiência

Oi!
Sou Surda...
Importante estuda..
Bju!

Autor: Eliane Machado Silva


20/09/2008

Sinto muito feliz

Estou encantada pelo avanço da tecnologia na área dos surdos com o telefone que prá é uma novidade.Aqui onde eu moro é interior,gostaria de saber se temos uma previsão de quando e como podemos utilizar desse meio?
Obrigada por vocês ajudarem tanta gente que precisa dessa comunicação estou aprendendo agora e pretendo ajudar muitas pessoas

Autor: Regiane


14/08/2008

Sugestão p Rosemary

Rosemary, bom dia! Bom, não sei a quanto tempo sua mensagem está no portal, por isso não sei se será válida a minha sugestão: pelo conhecimento que tenho(sou estudante da área de educação) o ideal seria que vc procurasse uma pessoa da área de psicopedagia, de repente pudesse ter uma orientação mais precisa sobre qual atitude tomar em relaçãoao seu filho

Autor: Dirlaine


06/08/2008

Almoço associação de surdos ADAVIDA

Pessoal dia 17/08/2008 as 12h00min
em Santo André - São Paulo.
Será almoço italiano entrada 15,00 reais adulto e 7,50 criança (pode comer a vontade exceto doces e bebibas - esses serão vendidos à parte).
O enderço rua Guerra Junqueira, Vila Humaíta - Salão de festa da Igreja Nossa Senhora das Graças.
Qualquer dúvida pode mandar e-mail daniklemp@yahoo.com.br ou pode ligar (11)7200-2939
Esperamos vocês lá.

Autor: Daniela Klemp


25/07/2008

Material didático

GRATUÍTO - PRAIA GRANDE (SP)
GRATUÍTO - PRAIA GRANDE (SP)
GRATUÍTO - PRAIA GRANDE (SP)

Se, na Praia Grande, você for fazer alguma apresentação sobre Libras, na sua faculdade, na sua igreja ou em qualquer outro lugar.

Conte com o nosso apoio irrestrito para a distribuição gratuíta de material didático.


Prof. Augusto Marques
(013)3493-1350 / (013)9148-1116
pam@dicionariolibras.com.br




Autor: Augusto Marques


18/07/2008

contato

Estou estudando LIBRAS e estou encantada.É um universo profundo e enriquecedor.Sinto que muito tem que ser realizado no Brasil em favor dos Surdos.Nos estágios que tenho feito nas escolas, observei que praticamente não existem professores que conhecem a LIBRAS, os alunos surdos acabam ficando excluídos dentro das salas de aula. Sensibilizada por esta questão, estou agora fazendo parte do Conselho das Pessoas Portadoras de deficiência Física em minha cidade. Espero contribuir de alguma forma.
Adorei conhecer esta espaço, emocionei-me ao ler os depoimentos.Espero que este espaço continue no ar por muito tempo.
Um abraço a todos, especialmente para você Eduardo. Que Deus te abençõe!

Andréa Assis

Autor: Andrea Assis


12/07/2008

curso

gostaria de saber endereço de curso de libras, em Vitoria, ES.
obrigada
landy

Autor: landy baroni


22/06/2008

Curso Sign Writing

Para aqueles que tem interesse nes te curso, basta entrar no site:
www.culturasurda.com.br .
Este curso está disponível on-line.
Aproveitem é muito bom.
A todos um grande abraço.

Autor: Sandra R Nunes


18/06/2008

Cursos

OLá, sou do interior de SP, trabalho com surdos em sala de recursos; sei pouco de Libras, quero fazer um curso de Libras e um de signwriting URGENTE. Por favor, me indiquem um e tb materiais para trabalhar no ensino de Libras para surdos. Aqui os surdos tem pouco contato com surdos adultos e acabam não aprendendo Libras, ainda mais agora que estão todos inclusos e muitos parando de estudar pelo mesmo motivo. Obrigada!

Autor: Eliane de Carvalho Scarazati


17/06/2008

divulgar esse trabalho

Conte comigo para divulgação deste trabalho q Deus os ilumine cda dia mais.Um abraço,Maia!

Autor: Maia


11/06/2008

Sr RELIMAPE

Prezado sr RELIMAPE,

A única diferença entre o surdo e o ouvinte é que o surdo não ouve, o resto ele faz
tão bem como qualquer outra pessoa. Concordo que o surdo deva ter priori-
dade em lecionar LIBRAS, nunca discordei disso, pois sendo à sua lingua nativa.
e falada a todo instante desde a infância, o dominio que tem
sobre ela é realmente muito grande.Logo, prioridade SIM, exclusividade NUNCA.
se não teriamos também que fazer mesmo com todas as demais línguas.

No Brasil todos se empenham para que o surdo e qualquer o outra pessoa, integre-se
na sociedade e tenha livre trânsito em qualquer lugar sem constrangimento. Entretanto,
há surdos que gostam de se fechar em pequenas comunidades. Como o sr está fazendo
neste momento. Talvez pelo fato, de em Portugal, as coisas serem diferentes. As comu-
nidades de ouvintes aqui gostam de receber o surdo e até fazem questão de que eles
participem e mostre o seu ponto de vista, nao para concordar com eles em tudo que pensam
Mas para se chegar a um senso comum.

Todos vão lamentar à sua não de participação, mas se, algum dia mudar de idéia,
não espere que concordem com sr em tudo que disser como se fosse uma
verdade absoluta. Demostre às suas idéias com argumentos convicentes e não
com afirmações ditatoriais.
Já que é de sua vontade ficar fora e trancado em sua restrita comunidade, esteja
certo que não terá mais resposta. Adeus.
Jorge



Autor: Jorge


14/05/2008

Língua Gestual Portuguesa

Sr. Jorge,
Eis uma discussão entre nós foi sempre enigmática e mais problemática devido à nossa expressão de pensamentos muito diferentes e nunca bem entendidos! Ainda por cima, lamento que as suas exigências ainda desconhecem certamente, porque Vc ainda não está muito bem informado! Tanto quanto sei que haja muitas escolas no Brasil, como no caso de FENEIS; respeitantes à lei de LIBRAS que se diz: Pela lei os surdos e os ouvintes poderão ministrar a LIBRAS, mas a legislação dá PRIORIDADE AOS SURDOS SEREM PROFESSORES DE LIBRAS. Assim, a FENEIS e o movimento surdo sugere que seja prioritário neste momento que o PROFESSOR SEJA SURDO! Por um lado farto-me de lhe dizer a mesma coisa a respeito dos ouvintes poderen leccionar LIBRAS não tanto como OS SURDOS, e por outro lado gostaria de ver-lhe a ser transformado em SURDO, depois que a diferença de sentido lhe faz?
Há tantos surdos, em todo o mundo, inteligentes e capacitados em elaborar a gramática sem intervenção ou ajuda dos ouvintes, como no caso dos paises (Belgica, USA, Suècia, Finlandia, etc) até danço e canto com contentamento! Recebi dos surdos belgas que disseram ser sempre prioritários como sejam Professores SURDOS de Língua Gestual. Estou a ver que em várias escolas que se originam a prioridade dos surdos ou a igualidade dos ambos (incluindo os ouvintes) o que isso tudo me faz confusões, incertezas e dúvidas! Já recebi de muitos paises muitas informações da tal semelhança, pois continuo a informar-me cada vez melhor. Mais uma vez peço que Vc se lembre de que este Forum não é nada para os SURDOS, porque nunca vi qualquer comentário do SURDO em discussão comigo! Acima de tudo, este Forum é dos ouvintes, como é óbvio, visto que não me sinto bem sózinho à beira dos mesmos! Vou procurar contactar com os SURDOS nesse sentido, por isso, para mim este Forum já chega, basta! Relimape

Autor: Relimape


13/05/2008

Sr. RELIMAPE


Prezado sr RELIMAPE

Nos links abaixo o sr encontrará a Lei 10.436, que tornou a LIBRAS a segunda língua
oficial brasileira e obrigatória em todos os niveis de ensino no Brasil.
além de grande quantidade de textos científico em níveis de mestrado e doutorado
tratando do assunto.

http://www.dicionariolibras.com.br/website/artigo.asp?id_categoria=19&cod=124&idi=1&moe=6

http://www.dicionariolibras.com.br/website/download.asp?cod=124&idi=1&moe=6&id_categoria=12


Leve também em conta que aqui no Brasil - TODOS SAO IGUAIS PERANTE A LEI, portanto não há
exclusividade nem para surdos nem para ouvintes. Todos tem o mesmo direito, o fato de ter
sotaque não nos impede de lecionar nenhuma língua, nem mesmo a língua de gestual que é um
patrimônio universal e não uma língua de propriedade dos surdos. Concordo que os surdos
falam a sua língua nativa sem sotoque e com muita fluência, mas, há também ouvinte que se
expressam com a mesma fluência. Aliás, diga-se passagem, que as maiores autoridades sobre
isso aqui no Brasil. São ouvintes, filhos de surdos e se expressam tão bem que surdos que
desconhecem tais pessoas, chegam a pensar que elas são surdas, o que demostra que ouvintes
também são capazes de se expressar em língua gestual como os próprios surdos. Mas, quem
tem sotoque também está apto para ensinar.Por que não ?

Algumas informações avulsas para que o sr se ilustre.

Com relação ao mercado de trabalho
A Lei LIBRAS obriga que todas as empresas com mais de cem funcionários tenham uma reserva de
empregos destinadas a pessoas que eventualmente apresentem algum tipo de problema ou limitação.

O surdo que não estiver trabalhando pode receber do governo um salário mínimo por mês.

Existe no Brasil mais de 5.700.000 de surdos ou deficientes auditivos, a maioria dos surdo,
não sabem corretamente a gramática e nem sequer a língua de sinais, portanto não estão aptos
a ensinar.

A Lei LIBRAS obriga que a LIBRAS seja ensinada em todos os níveis de ensino desde o primário
até o universitário. Não haveria surdos suficientementes capacitados para ensinar a toda esta
gente.

A quarta língua mais falada nos EUA é a ASL (American Sign Language), imagine se somente o
surdo pudesse ensinar ASL - O surdo nunca seria integrado, ficaria, como é em muitos paises,
fechado e isolado em pequenas comunidades. O governo brasileiro felizmente tomou o mesmo
rumo. Tornou a LIBRAS a segunda língua oficial brasileira e obriga que todos a aprendam e, uma
vez o ouvinte sendo aprovado nos exames que são feito pelo Ministério da Educação, fica apto
a lecionar.

Por aqui houve recentemente algumas manifestações dos surdos que querem ter a exclusividade
do ensino da língua de sinais, mas sem nenhuma repercursão nos meios oficiais.

Quando se fala em ensinar língua de sinais, parece que os surdos reagem emocionalmente e se
julgam os donos da Língua. Esquecendo-se que as línguas, seja qual for, não tem dono são
PATRIMÔNIOS UNIVERSAIS.

Jorge







Autor: Jorge


12/05/2008

Língua Gestual Portuguesa

Sr. Jorge,
Devido à minha ausência, respondo só agora obrigado pela sua resposta!Não tenho a ver com os ouvintes no Brasil que podem leccionar LIBRAS, mas pelo menos só estou pedindo informações detalhadas e mais claras. Assim a dita informação relativa ao mesmo tema principal para saber se e porque os ouvintes podem? Qual é a justificação de que os ouvintes tenham mesmos direitos que os surdos? Na minha opinião, cá em Portugal e também noutros alguns países a maioria da comunidade surda não concorda com isso. Assim é natural, a comunidade surda defende os gestos pertencentes à natividade própria dos surdos, como possuem mais tactos gesticuladores, mais qualidades, assim por diante. Quanto aos ouvintes, como já tinha dito na anterior mensagem, podem leccionar em matérias de outras disciplinas por acompanhamento dos gestos, podem servir-se de interprétes, podem leccionar bilinguismo (gestos e vozes ao mesmo tempo directamente para os ouvintes como interpretes, etc). No que respeita à sua conversa sobre as palavras "poeta", "inglês", etc que para mim não tem nenhum significado com relação dos surdos, pois eles são um factor dos gestos, mais nada! Acho que os surdos no Brasil sejam iguais à da minha opinião, porque lamento que nenhum deles (prórpio surdo) respondeu algo neste Forum. Por fim, acho que este Forum deve ser um bando dos ouvintes, por isso, gostaria de saber o que eles dizem e também que diferença de sentidos se faz entre os ouvintes e surdos? Espero que um dos surdos avance aqui neste Forum. Obrigado! Abraço a todos. Relimape

Autor: Relimape


11/05/2008

Sr. RELIMAPE

Será que apenas o surdo esta apto para ensinar lingua de sinais ? Apenas por que é a sua lingua nativa. Neste caso, somente o ingles poderia lecionar ingles; somente o russo poderia lecionar russo e assim por diante. O nosso ilustre RUY BARBOSA , brasileiro e baiano, foi para a Inglaterra ensinar inglês e nisso se deu muito bem. Para ensinar poesia, precisa ser poeta? Para fazer filmes precisar cineasta ? Sera que isso nao é apenas uma preocupacao com o mercado de trabalho ? O fato ser surdo o habilitada pedagogicamente para transmitir conhecimentos melhor do que os ouvintes?
Gostaria de saber o por que pensa assim.
obrigado
Jorge

Autor: Jorge


07/05/2008

Língua Gestual Portuguesa

Olá a todos!
Respondo a todos que já me responderam é o seguinte:

Muito agradecido pela amabilidade da sua parte em responder tudo quanto me referiu sobre o mesmo assunto, e assim é-me possível em melhores condições responder só agora os seguintes pontos:

1./ 2. A lei deve dar a prioridade a surdos para serem professores de LGP (Língua Gestual Portuguesa) ou LIBRAS, mas pelo menos os ouvintes só podem leccionar LGP ou LIBRAS em matérias de matemática, português, física, etc. e não somente LGP ou LIBRAS. Eis a razão, porque a LGP ou LIBRAS é um factor primordial da chave a respeito da Cultura do Surdo, que de facto, os surdos são minoria, quando se significa também maioria em termos de LGP ou LIBRAS!?
Os ouvintes ficam apenas apoiados para dispor de modo educacional em trabalhar como auxiliares de pedagogia, psicologia, interpretes com ou sem bilinguismo, colaboradores de gramática, e tudo se consegue é uma questão de métodos e vontade!

3. / 4. Quanto à gramática gestual, existe nas vendas a público? Foi mesmo aprovada oficialmente pelo Ministério da Educação, ou se de contrário não poderia criar os cursos superiores? Não sei sobre o que estou informado é que a lei brasileira é igual a todos os territórios do Brasil em geral? Ou É diferente em vários territórios federais do Brasil?
A Língua Gestual não tem a ver com a Língua Oral em níveis iniciais, intermédios e avançados, inclusive, para os ouvintes aprenderem durante o período geral de ensino básico. Depois disso, será obrigatório que os ouvintes possam aprender gramática gestual só nos cursos superiores. Que acham disso?

Acho que é tudo quanto já fiz comentários, mas irei comentar mais algo aos poucos.
E, agora, falando eu de LGP em Portugal, é o seguinte:

A LGP foi criada pelos 2 surdos como “pioneiros” após a vinda do College Galaudet onde tiraram o curso, e, 1981 começaram por criar a 1.ª escola de LGP na APS (Associação Portuguesa de Surdos) e até hoje já há escolas em vários territórios de Portugal, que sempre foram leccionados pelos formadores surdos com ensino básico.
NOTA: ver os sites: http://www.apsurdos.pt/ ; http://www.asurdosporto.org.pt/ : http://www.fpas.org.pt/ (este é da federação onde há associações filiadas)
O material didáctico de LGP é pouco. Mais tarde hei de informar detalhes.

Agora já há uma universidade de LGP denominada ESEC (Escola Superior de Educação de Coimbra) http://woc.esec.pt/ que abriu há pouquinho tempo para o futuro dos professores surdos e também ouvintes. Como veja que quando a lei foi aprovada pelo Ministério da Educação para dar a prioridade a surdos para serem docentes de LGP,
Ver tudo no conteúdo do site da APS, Decreto-Lei n.º 3 de 7 de Janeiro; e pouco tempo passado depois, houve de repente Estrutura LGP, Alterações da Nova Lei n.º 3 a favor dos docentes de LGP que estes servem para surdos e ouvintes. Dantes a lei diz respeito a “Docentes Surdos de LGP” e agora afinal, “Docentes de LGP”!

Ver http://www.ese.ips.pt/ese/docentes/biogdocente/linguas/fbjhbettencourt.asp que é ESES (Escola de Educação Superior de Setúbal) que é coordenada pelo surdo (pioneiro de LGP) José Bettencourt, apesar do que nunca teve tirado o curso superior, é apenas mestre bastante inteligente, está lá a leccionar para os interpretes, professores de outras disciplinas escolares, todos ouvintes, para o futuro de apoiarem comunicação com os surdos.
Agora sobre mim, podem visitar o meu site, mas apesar de ser pequeno! Vou acumular mais destaques aos poucos para melhorar o meu futuro site, ver http://abcgestual.no.sapo.pt/

Acho que é tudo que chega, mas se necessário poderá dispor algo.
Abraço cordial a todos. Relimape





Autor: Relimape


07/05/2008

Animações LINGUA GESTUAL PORTUGUESA

Sr. RELIMAPE

No link abaixo há algumas animações feita por nos a pedido de alunos de Letras da Universidade de São Paulo.
http://www.dicionariolibras.com.br/website/portifolio_imagem.asp?cod=124&idi=1&moe=6&id_categoria=418
Augusto

Autor: Augusto marques


05/05/2008

MATERIAL DIDÁTICO GRATUÍTO

Edna,

Lembramos que em nosso site, há algum material didático gratuíto. Veja em MATERIAL INCLUSIVO GRATUÍTO. Na primeira página.

Augusto

Autor: Augusto marques


05/05/2008

COMENTARIOS

Como moderador deste FÓRUM, solicito que todos os comentários e respostas sejam feitas diretamente no Fórum, clicando em INSERIR COMENTÁRIOS.

grato
Augusto


Autor: Augusto marques


05/05/2008

INFORMAÇAO

estou finalizando o curso básico em LIBRAS, trabalho em uma escola que tem uma sala com alunos DA, gostaria de aprofundar mais para poder trabalhar com eles, qual seria o proximo passo? gostaria de obter materiais didáticos e por que os sinais de cada região são diferentes?

Autor: EDNA BEZERRA


03/05/2008

LIBRAS / SIGN WRITING

Olá a todos!
Fiz um curso introdutório de LIBRAS e Sign Writing, me apaixonei.
Vou completar os 3 módulos para poder trabalhar com isto. Ainda não sei se serei intéprete ou se darei aula. Seja como for, continuarei estudando sempre.
Amei este site, me foi útil durante o curso. Espero que nunca sai do ar.
Abraço a todos

Autor: Sandra Nunes


01/05/2008

Olá Relimape,

Olá Relimape,
Sou formada em Pedagogia com Habilitação em Educação de pessoas Surdas. Vi seus questionamentos e espero poder responder a alguns.
1. Bom, há um curso chamado Letras Libras que permite tanto ao ouvinte quando a pessoa surda lecionar Libras. Nós particularmente preferimos que o falante da lingua lecione.
2. Não há no Brasil Universidades específicas para as pessoas surdas, porém as mesmas frequentam as universidades públicas e acho que particulares também.
3. A lei numero 10. 436 de 24 de abril de 2002 diz ser reconhecida a lingua de sinais brasileira, com estrutura gramatical própria. Aliás, acredito eu que as linguas de sinais em todo o mundo tenham suas formas gramaticais como qualquer outra lingua falada no mundo. Acredito que tenhamos ´muitos livros que abordem a gramatica da lingua de sinais brasileira, alguns com uma parte, como o que tenho em casa.
4. A realidade no meu município é que os surdos que lecionam libras tem todo um acompanhamento de professores universitários pesquisadores da área de educação bilingue para pessoas surdas, e seguem um livro que tem a estrutura da gramática sim, se não me falha a memória é da autora FELLIPE.
Bom, espero que as respostas tenham lhe fornecido boas informações, embora a autora aqui esteja com muito sono...
Aguardo resposta, fiquei curiosa para saber da realidade daí.
Jamille


Autor: JAMILE SOUZA DUARTE


30/04/2008

Informação

Olá amigo!

Sou surdo profundo, reformado, formador de LGP e vivo em Odivelas a 10 km de Lisboa - Portugal.
Nasci em Manaus - Amazonas, vim para Portugal quando eu tinha 5 anos de idade, por isso, desde esse tempo até hoje ainda estou sempre em Portugal, mas ainda tenho muitos primos no Rio de Janeiro.

A propósito do tema importante em relação a LIBRAS e cá em Portugal denomina-se LGP (língua gestual portuguesa) posso ter um grande interesse em intensificar consigo uma comunicação para saber quais são as críticas, opiniões, etc sobre o mesmo.

Aos poucos podemos começar neste forum, e aqui gostaria de perguntar os seguintes pontos:

1. No Brasil há mesmos professores ouvintes que podem leccionar LIBRAS? A lei permita ou não?

2. Há categorias de surdos em formação de LIBRAS, como os formadores e professores (licenciados)? Há universidades próprias para os cursos superiores de LIBRAS?

3. Há gramática gestual de LIBRAS? Já foi aprovada pelo Ministério da Educação para escolas médias ou superiores? Quantos livros de dita gramática existem no Brasil?

4. Basicamente, os formadores surdos leccionam os alunos ouvintes sempre acompanhados da gramática ou não?

Assim que puder responda-me a todos os pontos acima referidos, e depois disso, hei de informar-lhe tudo sobre os problemas de LGP já existentes em Portugal. Assim é bom, para cada um de nós saber a diferença de constituição entre LIBRAS e LGP.

Aguardo sua resposta, desde já muito agradecido.

Um abraço
Relimape



Autor: Relimape


29/04/2008

Preciso de material didatico

Nome: joelma Maria de Souza
E-mail: santajoelma@hotmail.com
Fone: 8432812484


Assunto: preciso do material grates dedatico

Link: Fale Conosco

Mensagem:
Necessidades Especiais

Primeiro eu indaguei o significado das palavras Necessidade Especial.
"NECESSIDADE" significa carecer de algo, ou seja, que algo precisa de uma atenção especial, a segunda palavra, "ESPECIAL", significa uma coisa com mais importância que outras.
Diante da minha necessidade especial, NEUROFIBROMATOSE, uma desordem genética que provoca tumores em todo corpo, existem vários diagnósticos.
Os maiores cientistas descobridores dessa doença, afirmaram demasiadamente, que não tem cura e que ela se torna cada vez mais agressiva com o passar dos anos, e ainda nos dias atuais,"não há cura na medicina",
Sempre fui fascinada pela escola, pelo conhecimento, e livros cada vez mais.
Chegando ao sonhado Ensino Médio, minhas dores de cabeça básicas do dia, teve um extremo aumento ao ponto de me deixar dias e noites com dores fortes.
Ficava pensando com meus botões, eu amo minha saúde, amo estudar, mas as disciplinas de QUÍMICA, FISICA E MATEMÁTICA, estão sendo as responsáveis por estas dores estarem cada vez mais agressivas, cujo os medicamentos não amenizavam.
Continuava pensando..
Acredito que pra tudo existe saída... Ficava me comparando a outra aluna que não tem necessidade especial, a maneira que os professores nos avaliam eram iguais, isto eu nunca aceitei, e não aceito ate os dias de hoje..
Pense comigo caro leitor.....
De um lado, está um aluno, sem deficiência, os ditos "normais", e do outro uma menina que precisa de muletas para caminhar, vale lembrar que estamos falando na maneira que são avaliados os alunos... Eu tenho certeza, que em uma competição, uma corrida, onde todos concorrentes vão passar pelo mesmo caminho, o portador de necessidade especial, tem mais dificuldade de chegar ao determinado pódio, pois ele tem uma sensibilidade mais aguçada, e seus limites são menores, falo no aspecto físico, sei que ele é capaz, mas, precisamos encontrar maneiras diferentes de avaliar...
Eu não sou boa aluna em matemática (falo no sentido de tirar notas altas) por causa das grandes dores de cabeça. Mas, na faculdade da vida, de superar as dores, eu tirei 10. Minha nota em saber sofrer sem reclamar, foi quase sempre 10.
Aprendi a superar os obstáculos de viver com alegria e coragem, mesmo com uma deficiência...
Quem me garante que o meu colega que tira 10 em matemática, vai tirar dez, nos obstáculos de viver alegre mesmo tendo nascido com uma árdua necessidade especial?
Eu terminei sim o sonhado ensino médio, de uma maneira diferente, e com um pouco mais de dificuldade, acredito que a vitória nem sempre está no pódio, mas também no percurso.
Meus amigos, Caro Leitor, Eu só quero chamar a atenção da sociedade,
Quando estava terminando o ensino médio, na maioria das vezes, eu chegava na escola com muitas dores, mas apesar disso, meu sorriso e minha alegria estavam nos meus olhos. Voltando a falar na maneira que os professores usam para avaliar os alunos.
Lembro que quando estava no 3 ano do ensino médio, ficava me comparando com uma aluno, tinha um rapaz, muito bonito e aparentemente forte, esse individuo, faltava muitas aulas, e mesmo assim, sem estudar, ele conseguia através de outros alunos a cópia das provas, muitas vezes, o professor sabia que ele não estava preparado para prova, sua amiga, sempre dava um jeito de trocar as provas e sendo assim ele tirava 10.
Isso é justo? Por que os professores e as leis aceitam isso? Por que eu portadora de dores crônicas, não posso ser avaliada de outra maneira?
Que maneira? Através de redação, e da teoria das matérias de cálculos.
Quem me garante que o aluno que só tira 10 na escola, tira 10 na escola da vida?
Você Professor garante que o aluno que tira sempre notas altas, isso é o suficiente para seu sucesso profissional? Não sei, mas acredito que o que mais conta para sermos bem sucedidos é a maneira como enfrentamos as dificuldades.
Sei NÃO SE ANDA SO COM OS PÉS...
NÃO SE VER SO COM OS OLHOS..
A DEFICINECIA TAMBÉM PODE ESTAR NA ALMA.

JOELMA MARIA DE SOUZA
NOVA CRUZ RN


Autor: JOELMA MARIA DE SOUZA


28/04/2008

libras

Parabéns!!!!!
Estou maravilhada, satisfeita,feliz. Esse site é lindo. Tou realizando um gde sonho que é estudar libras. sou estudante de letras e apaixonada por esse "mundo do silêncio" onde não se precisa de barulho e todos se entendem.Qro muito poder ajudar o próximo com esse novo conhecimento. quem tiver dica, me respondam p fvor . Rita

Autor: Rita Rosa


18/04/2008

olá amigos

Sou mãe de uma garotinha surda, portanto faço trabalhos voluntários em minha pequena cidade. Portanto quem puder me ajudar com material em libras agradeceria muito.
Fiquem com Deus!!!

Autor: maiara marques


02/04/2008

felicidade

é ótimo saber que existe este site, vou começar a dar aula de libras em um colégio publico,e estou me sentindo um pouco inseguro,pois sei que é muita responsabilidade. Quero fazer um trabalho sério e obter resultados positivos.Com toda certeza vou utilizar muito este site,excelente que ele exista

marcia

Autor: marciacosta do sacramento


20/03/2008

emoticons

quero falar com meu sobrinho pelo msn,mas ele só entende com as letras do alfabeto,acho que é porque não sabe escrever bem ainda
Jesus ama vcs

Autor: luciana


07/03/2008

Ajuda

Ele não tem vontade de sair, pois vê as pessoas interagindo entre elas e o ignorando. Com a falta da escola acabou não desenvolvendo um metodo claro de diálogo.
Fico muito triste com essa situação, gostaria de ajudar, mas nada do que eu penso parece que pode dar certo. Pensei em fazer um curso de libras, mas ele não aprendeu. Poderia tentar ensiná-lo, mas não sei se conseguiria, se ele teria paciência de aprender algo assim por conta da depressão.

É um tanto cruel.

Se alguem tiver qualquer sugestão eu agradeço muito. Gostaria de ver meu cunhadinho feliz, tendo uma vida mais normal e podendo conviver c/ as pessoas sem se sentir totalmente excluido.

Agradeço qlq inform.
Ariana

Autor: Ariana


05/01/2008

Viva LIBRAS

Muitos ouvintes possuem enorme desejo de aprender LIBRAS e se tornar um multiplicador da linguagem surda.
Eu estou sempre procurando saber de algum curso em minha cidade.
Não tenho muitos recursos financeiros, mas tenho fé em Deus que, um dia, quando estiver bem preparada, poderei ajudar bastante na cidadania do surdo.

Autor: Cynthia


21/12/2007

resposta rosemary ventura

Oi Rose!
sou mãe também, minha filha hoje está com 13 anos, linda e falante.
sem querer te desanimar a educação para o surdo é pessima, sua ajuda é essencial para o bom desenvolvimento dele, lhe ofereça a lingua de sinais e a lingua oral com fono, se a cidade que voce mora existe uma escola para surdos, ótimo, assim você irá evitar o stress que dá falar com os professores que não sabem lidar com a deficiencia auditiva.
boa sorte
Paula

Autor: Paula


21/12/2007

Gosto de Ajudar

Sou ouvinte e sei um pouco de sinais e estou me aprofundando mais para poder interpretar melhor, conheço alguns surdos e a maioria não são alfabetizadas e gostariam de ser, como faço para ensina-las, gostaria muito, pois já tenho ensinado sinais as pessoas ouvintes...e gostaria muito de ajudar mais os surdos.

Autor: Ana Claudia Schneider


12/12/2007

parceria

gostaria de me despôr,quero esta junto,lutando por um espaço melhor junto, ao deficiente auditivo.

Autor: RITA GARZI


01/12/2007

curiosidades

gostaria de saber se existe algum incentivo do governo com intenção de beneficiar as pessoas portadoras de deficiencia auditivas dando a elas oportunidades de aprendizagem com materias altamente qualificados, e gostaria de saber se pessoas interessadas a trabalhar nessa área tem como adquirir algum materia que seja gratuito.... muito obrigada

Autor: juliana Cristina de aquino


23/10/2007

existe trabalho voluntario?

gostaria de saber se existe trabalhos voluntario para libras pois , acredito que é uma forma de quem esta fazendo curso de poder conviver melhor com os surdos, assim podemos exercitar o que aprendemos,acho que a maior dificuldade é quando fazemos o curso mas nao convivemos com surdos.caso alguem conheça por favor me informe pois fiz o curso de libras , e gostaria de por em pratica tudo que aprendi , e sei que posso aprender muito mais se eu puder conviver com surdos ,obrigada.

Autor: elaine alves fernandes silva


19/10/2007

existe trabalho voluntario?

gostaria de saber se existe trabalhos voluntario para libras pois , acredito que é uma forma de quem esta fazendo curso de poder conviver melhor com os surdos, assim podemos exercitar o que aprendemos,acho que a maior dificuldade é quando fazemos o curso mas nao convivemos com surdos.caso alguem conheça por favor me informe pois fiz o curso de libras , e gostaria de por em pratica tudo que aprendi , e sei que posso aprender muito mais se eu puder conviver com surdos ,obrigada.

Autor: elaine alves fernandes silva


19/10/2007

ADOÇÃO DE CRIANÇA SURDA

Cinco casais surdos informaram-me que estão interessados em adotar crianças surdas. Qualquer informação entrar em contato com Augusto - 013 3493 1350 / 013 9116 3658
email: pam@dicionariolibras.com.br
Augusto Marques, responsável por este site

Autor: AUGUSTO MARQUES


18/10/2007

ADOÇÃO DE CRIANÇA SURDA

Cinco casais surdos informaram-me que estão interessados em adotar crianças surdas. Qualquer informação entrar em contato com Augusto - 013 3493 1350 / 013 9116 3658
email: pam@dicionariolibras.com.br
Augusto Marques, responsável por este site

Autor: AUGUSTO MARQUES


18/10/2007

Q maravilha!!!

Faço Pedagogia e sou apaixonada por educação inclusiva. Gostaria então, de parabenizá-los por este maravilhoso trabalho. Estou super encantada!!!
PARABÉNS!!!!!!!!!

Autor: Maira Janiely


16/10/2007

Para os Pais de Deficientes como eu

2coríntios 1.3-11 (gostaria de escrever todo o texto da Palavra de Deus, mas recito um versiculo 7 (A nossa esperança a respeito de vós está firme, sabendo que,como sois participantes dos sofrimentos, assim o sereis da consolação.)É lindo ter um especial entre nosso meio pois cada dia é um descobrimento de infinidades,e só descobri isso depois que aceitei minha filha com a sua surdez. Ela me ganhou pra Jesus e Ele o Senhor sabe como nos amar de Verdade com nossos defeitos, nossos ERROS, pois somos tão imperfeitos e mesmo assim ELE nos ama todos os dias, primeiro devemos aprender a falar a sua lingua e não eles a falar como nós, pois como os grande nomes de Homens que falam muitas linguas e não sabem falar a lingua do AMOR. Um grande abraço de uma amiga e peço ao Senhor Jesus que dê muita força e coragem para os filhos e para os pais, que Jesus transforme sua vida hoje com mais AMOR.

Autor: adelina freitas


22/09/2007

procuro

Olá,
Meu nome é Rogério, sou deficiente físico (tetraplégico), procuro uma
mulher que goste de mim e me dê uma ajuda de custo todo mês ou me consiga
um trabalho para fazer direto de casa via Internet, pois devido a minha
deficiência física, minha locomoção é muito difícil.
Sou uma pessoa dedicada, responsável, com facilidade de aprendizagem e bom
Já fiz alguns trabalhos diretamente de casa via internet.
Desde já agradeço pela sua atenção.
Abraços
Rogério
MSN: rfms1961@hotmail.com


Autor: Rogério


21/09/2007

quero participar em eventos educativos para os surdos trabalho com surdos e desejo participar em eventos educativos para melhor atender os surdos

desejo muito ter mais contato com vocês participar em forum de debates e tambem qualquer tipo de programa que envolva surdos ,amo muito otrabalho com surdos edesejo da melhor maneira ajuda-los conto com a ajuda de vocês ,desde jà muito obrigada!

Autor: daniela alves


18/09/2007

Procurando

ESTAMOS PROCURANDO NOSSA FILHA PRISCILA FERREIRA DOS SANTOS (DEF.
AUDITIVA) QUE SE ENCONTRA EM SÃO PAULO, DESDE O FINAL DE DEZEMBRO2006, A
QUAL FOI TRABALHAR COM O NAMORADO FERNANDO (TAMBÉM DEFICIENTE AUDITIVO)
ELA TEM 19 ANOS, E FICAMOS SABENDO QUE OS DOIS NÃO ESTÃO MUITO BEM NO
RELACIONAMENTO, PODENDO ELA PERMANECER SOZINHA OU NA CASA DE ESTRANHOS,
QUEREMOS CONTATO COM ELA PARA QUE A MESMA VOLTE PRA CASA, UMA VEZ QUE
DEIXOU CONOSCO, O FILHO DE 03 ANOS DE IDADE, MORAMOS EM GUARUJÁ, TEL
(013 - 33837174), SEGUNDO QUE FICAMOS SABENDO É QUE ELES TERIAM IDO À SÃO
PAULO PARA VENDER BILHETINHOS NO METRÔ, TRÊM OU EM ÔNIBUS, MAS N. SABEMOS
QUAL O LOCAL EXATO EM SÃO PAULO, OU QUAL O BAIRRO EM QUE ELES SE
ENCONTRAM, O PROBLEMA MAIOR É QUE O NAMORADO TEM 35 ANOS E SEMPRE FOI
VICIADO EM DROGAS E BEBIDAS, SE PUDEREM AJUDAR E TIVEREM COMO LOCALIZÁ-LOS
FUTURAMENTE, ENTREM EM CONTATO COM A GENTE, POR FAVOR,
PRISCILA FERREIRA DOS SANTOS (MORENA, APROX. 1,60, CABELOS LONGOS E
CACHEADOS, PARECENDO UMA ÍNDIA, COM UM FURINHO NO QUEIXO).
FERNANDO (CABELOS CASTANHOS CLAROS, UM PROBLEMA NO OLHO DIREITO, BEM
MAGRO, APROX. 1,70.)
ATENCIPADAMENTE AGRADECEMOS
EDSON E MARIA (PAIS)


Autor: EDSON FERREIRA


12/09/2007

Resposta da Helen e para todos.

Sou Dalva 34 anos mãe do Nickolas 10 anos surdo.
Gostraia de entrar em contato com todos sobre LIBRAS e tudo sobre surdos.

Bjus Dalva

Autor: Daresa Faria


12/09/2007

Helen

Olá, Helen. Sou ouvinte, mas tb me preocupo com os DAs. Tanto é que estou freqüentando com as Testemunhas de Jeová as reuniões de uma Congregação em Língua de Sinais, em S.Gonçalo-RJ. Também me inscrevi no Vestibular do Prolibras. Pretendo especializar-me nessa área, para ajudar.

Abraços. Sucesso!


Autor: EDSON MATTOS


12/09/2007

Como ensinar

Olá, sou ouvinte e namoro um rapaz DA, e gostaria muito de ajuda - lo em
sua alfabetização. Ele escreve tudo, mas nem sempre compreende o que esta
escrevendo. Se alguém souber algum metódo, gostaria muito que me
ajudassem. Ele quer muito fazer faculdade e tenho certeza que a
deficiencia não vai limita - lo, ele só necessita de apoio. Obrigada,
Adriana.

Autor: Adriana Aparecida Giorni


12/09/2007

Paulo Cruz Oliveira

Olá Paulo.
Namoro um rapaz DA, e ele adoraria fazer uma faculdade. Ele sabe escrever bem, mas nem sempre entende o que escreve. Se vc tiver alguma dica, ficarei agradecida.
Obrigada,
Adriana

Autor: Adriana Aparecida Giorni


12/09/2007

Resposta a Helen

Boa tarde!Helen,sou marcelo,31anos,formado em pedagogo,mas agora
especilização empressarial pedagogia e professor das libras.vou agora fez
prolibras-UFSC na prova no dia 07/10/07 em local Belem do Pará.eu tbm D.A.
problema profundo direita ouvir e fala oralizado.Eu projeto comunicar do
surdos moro belem do para.ajudei dificilmente sobre inclusao os surdos.vc
pode visitante marcarmos encontre. vou avisar meus amigos surdos e colegio
instituto felipe smaldone e escola estadual prof asterio campos e
universidade estadual vale acarau-uva sobre nossos surdos.abrço


Autor: Marcelo Mathias


11/09/2007

Resposta a Helen

Bom dia! Helem fico feliz em saber que temos mais uma pessoa que se preocupa com os DAs; eu tambem os admiro, admiro tanto que sou casado com uma D.A. congenita a 25 anos, sou pai de duas filhas, sem nenhum problema de audição ou na fala, tambem dou aulas de LIBRAS aqui em minha cidade para os professores da inclusão e os nossos contados sera de grande importancia.


Autor: PAULO CRUZ OLIVEIRA


11/09/2007

Amo os surdos

"Amo os surdos, tenho um carinho muito especial por eles, não conheço
muitos sinais, apenas o básico, sou de sorocaba, casada, e gostaria de
conhecer e conversar pelo msn ou orkut com pessoas surdas. ok


Autor: Sheila Albuquerque


11/09/2007

CONHECER

Gostaria de ter contato com pessoas que fazem uso da linguagem de libras.
Faço o curso de Libras e além de gostar, admiro as pessoas que são DAs
pela sua força de vontade e luta eterna por seus direitos. Acredito que as
coisas hão de melhorar e vai melhorar sim, se cada um de nós fizer sua
parte...Então , gostaria de me comunicar através do orkut e msn com estas
pessoas e quem mais tiver interesse.


Autor: Helem Quartezani Alves


10/09/2007

AO EDUARDO

OLÁ, COMO VAI EDUARDO? EU CONCORDO COM TUDO QUE VOCÊ DISSE.NÃO SO PORQUE EU SOU EVANGELICA E MINHA IGREJA TEM MINISTERIO COM SURDOS. EU ACHO QUE TEM QUE TER INTERPRETE TODA HORA E EM TODOS OS LUGARES.EU FIQUE TRISTE PORQUE INTERPRETE NA TV É SO EM HORARIO POLITICO,DEPOIS ACABA.QUANTO AO TRABALHO VC TEM TODA RAZAO ESTA NA HORA DE MUDAR TUDO,ESTA MUITO DIFICIL PARA OS DEFICIENTES AUDIIVOS,MAS PARA A MUDANÇA SER COMPLETA É PRECISO QUE TODOS SE UNEM E JUNTOS IR BUSCAR SOLUÇÃO.NÃO BASTA TER UMA LEI PARA AJUDAR O SURDO.É PRECISO POR A LEI EM PRATICA.FIQUE NA PAZ DE DEUS.MEU E-MAIL É:sueli_barasa@ig.com.br.

Autor: Sueli


18/08/2006

O mundo do surdo - mensagem dois

JORNAL MUNDO DO SURDO

NEWSPAPER WORLD THE DEAF N° 2

Tema: Política


Importante! Por favor, ao lêr tenha um pouco mais de atenção, é muito
importante! Falar sobre comunidade surda é um problema em todo o Brasil.

No jornal da tv, sempre todos os dias mostram políticos, deputados,
vereadores, senadores e governadores falando em debate sobre problemas em
todo o Brasil. Sempre há debates para ouvintes entre políticos, mas sempre
nos esquecem pois (ainda até hoje) falta um debate sobre os direitos dos
deficientes auditivos. Falta falarem sobre a importância do
desenvolvimento de surdo, faltam projetos de lei
para trabalho em empresas para surdos; Escolas de ensino médio, vestibular
e faculdade, etc... próprios para nós surdos, ouvintes e não-ouvintes é
muito complicado numa sala de aula, não acho correto, precisa algo
especial para surdos. Há algum tempo, vi esses benefícios para cegos,
portadores de síndrome de dowm, e pessoas em cadeiras de rodas, mas sempre
se esquecem dos surdos;temos direitos iguais e exigimos respeito, os
políticos então desprezando os deficientes em geral. Queremos um debate em
nome de toda a comunidade surda brasileira. Por isso todos os surdos
reclamam porque empresas proíbem trabalhar com deficiente auditivo.
Por isso, fico muito triste, todos os surdos brasileiros em todos estados,
precisam de emprego para trabalhar, trazer dinheiro para ajudar a família.
Algumas pessoas surdas são casadas e têm filhos em casa, mas sem trabalhar
fica impossível. precisam trabalhar para não morrerem de fome junto com
esposa e filho. Precisamos ter direito ao trabalho. As empresas precisam
oforecer vagas de trabalho e estágio para surdos, que depender tem
combinar que o função, Por exemplo: empacotador, repositor e arquitetura
etc..., um treinamento do surdos própria empresas do trabalho de
experiência ver 3 mêses estágios.
Eu e outros surdos tentamos deixar meu curriculum em muitas lojas como:
CEA, RIACHUELO, CIEE, AMERICANAS e alguns mercantis etc... mas, não tive
nenhuma resposta, mas o gerente fala: "pessoas surdas são proibidas de
trabalhar", por isso fica impossível. Por isso, pessoas ouvintes pensam
que o surdo é burro, não saber nada e que é difícil a comunicação com
surdo. Vou mostrar um pouco de história, creio sim, que surdos têm o mesmo
direito que os ouvintes: antes era proibido um surdo dirigir um carro, uma
moto, mas, hoje as coisas mudaram bastante, conheço amigos meus surdos que
dirigem muito bem. Por isso, empresas e governo são muito teimosos, têm
uma mente muito fechada aos deficientes auditivos. Por isso falo...
precisam entender, abrir a mente e respeitar o deficiente.
Eu sempre fui muitas vezes, ao sine atrás de emprego, mas nunca oferecem
emprego para outros como: CEA, RIACHUELO e AMERICANAS etc... percebi que
ouvintes têm mais oportunidade de trabalho que o surdo, e encontram mais
rápido. O curriculum de um surdo é diferente de um curriculum de um
ouvinte, geralmente é bem mais simples, com poucos cursos. Sendo assim:
desleal um surdo competir num emprego com um ouvinte. Aqui em fortaleza
existem poucos lugares que têm surdos trabalhando: correios, fabrica
fortaleza, esmaltec, farmácia e alguns mercantis. É preciso ampliar as
áreas para o surdo ter oportunidade de trabalhar.
Haverá uma caminhada no dia 26 de setembro para comemorar o "Dia dos
surdos" por que uma comemoração se as pessoas esquecem os surdos? Quando
vejo os calendários, sempre tem marcado datas importantes, mas nunca vi
marcado o dia 26 de setembro que é "DIA NACIONAL DOS SURDOS".
Só esperar o mês de setembro no ano, já houveram caminhadas por 5 anos ( 1
vez em cada ano ), no dia 26 ( Dia Nacional dos Surdos ), porque não tem
lei para o dia 26/09, precisamos lutar sempre a favor da comunidade surda.
Anunciar em fortaleza e em todos estados, na tv, rádios, jornais, revista
e escola etc... os ouvintes precisam aprender os sinais para se
comunicarem com a comunidade surda e ajudar a causa do surdo, para vaga no
trabalhar nas empresas, também na escola, qualquer pessoa pode aprender os
sinais.

ATENÇÃO! Se você quer aprender. (Curso) (procure: endereço e telefone, a
Internet www.feneis.org.br / www.ines.org.br ) Centro de apoio do surdo,
chamados de feneis. Lá os cursos de libras (Língua Brasileira de Sinais)
são gratuitos (CAS), alguns são pagos a Feneis. Porque as pessoas
"normais" não procuram por uma instituição como esta para aprender a se
comunicar conosco. Todas as pessoas dos mais variados seguimentos como:
médico, professores, policiais, advogados, bombeiros e psicólogos etc...
enfim a feneis é aberta a quem deseja ajudar na causa do surdo. Por
exemplo: (igual cursos, ouvintes, para aprender falar idioma: Inglês,
Espanhol, Alemão, e Italiano etc...) para comunicação dos ouvintes em
todos os países.


Eu tenho vontade de sonhar, É isso que precisa haver: mudança em todo o
Brasil; mudar é o melhor do brasileiro! Eu tenho coração brasileiro!
Carinho paz, amor, união entre ouvintes e surdos em geral! Queremos uma
vida melhor.

Não demore!
Nós esperamos e precisamos vencermos todos um grande debate! Comunidade
surda.

Muito obrigado pessoal !



Atenção
Introdução
A comunicação com um deficiente auditivo em geral há dificuldades por
falta de compreensão. Ex: Ouvintes com surdos, a maioria dos ouvintes não
se interessa pela língua de sinais; informações de lugares, pela
dificuldades de comunicação com pessoas não surdas, não conseguem
encontrar tal lugar; familia, muitos pais não se interessam em aprender a
Libras, ficando assim difícil um relacionamento mais forte entre pais e
filhos; Empresas, algumas delas não aceitam pessoas surdas, ou quando
aceitam é por pouco tempo (em média de 2 a 4 mêses), simplesmente por
falta de comunicação. Escolas, é importante que se tenha a inclusão com
classes especiais para pessoas portadoras de deficiência auditiva ou
qualquer que seja ela. Lojas: pela falta de atendimento especial, muitos
lojistas não sabem a língua de sinais, e acaba o surdo sendo prejudicado,
sem o beneficio de ser atendido.

Sugestões

Curso de Libras - Feneis
Tem em qualquer lugar nos estados do brasil.

Informações: Sobre Curso de Libras - Grátis !
Não é tão difícil aprender a língua brasileira de sinais, conhecê-la e
aprender é sempre importante.
Aprenda a Língua Brasileira de Sinais - Libras
Não é porque você fala português que todos os brasileira entendem sua
língua. A Linguagem das mãos você também pode aprender este meio de
comunicação. Os deficientes auditivos conhecem linguagens de sinais para
ensinar surdos e ouvintes a se comunicar. Em várias cidades, que aprendem
a língua de sinais para poder se comunicar com pessoas que não ouvem.
1. Se você quiser aprender Libras, por ter dificuldade de comunicação com
surdos; procure pela internet informações sobre curso de libras, site:
www.feneis.org.br / www.ines.org.br / www.surdosol.com.br (procure
endereços e telefone.) Centro de apoio do surdo, chamados de feneis; lá os
curso de libras (Língua de sinais) são gratuitos (CAS), alguns são pagos
(feneis).
porque as pessoas "normais" não procuram por uma instituição como esta
para aprender a se comunicar conosco. Todas as pessoas dos mais variados
seguimentos como: médicos, professores, advogados, bombeiros e psicólogos
etc... enfim a feneis é aberta a quem deseja ajudar na causa do surdo.
2. Avise às pessoas (ouvintes), informe a elas sobre o curso de libras,
aprender a língua brasileira de sinais pela causa dos surdos é ser
brasileiro!
3. Você estudante avise suas familiares aos seus colegas de escola, aos
amigos, aos vizinhos; você trabalhador aos amigos de trabalho, você
professor (a) aos seus alunos nas faculdades, escolas, etc. você que é
interessado anuncie nas ruas com cartazes propagandas. Muitos cartazes e
propagandas com anúncio sobre Libras, cursos, palestras são tirados com 2
mêses a 3, seria melhor a duração dos tais anúncios com maior rigor de
período, ou seja, de 6 mêses a 1 anos, dependendo da ocasião e do aviso
prévio, com duração permanente. (Mandem "cartazes" anunciando os curso de
libras.
Procure em anexo.
4. Envie mensagem, mande e-mail para os seus amigos anunciando o curso de
libras.

5. É muito importante para o jovem aprender a língua de sinais, e
futuramente poderão ajudar na comunicação com os surdos.
6. Você que tem um profundo sentimento ao falar sobre a comunidade surda e
os problemas que ela vem sofrendo. É triste a situação em todo o brasil.
7. Se você estudar por bastante tempo a Libras, tenho certeza de que
conseguirá ser um bom intérprete ou professor (a) para ajudar os surdos.
8. É preciso mudança, para a aprendizagem das libras aos ouvintes para a
comunicação com surdos. Eu tenho sonhado com um futuro melhor: ouvintes e
surdos em união numa só comunicação como brasileiros.
9. Falta o dia para se comemorar a data especial para as pessoas com
deficiência auditiva.
lembre-se de avisar que no dia 26 de setembro comemora-se o Dia Nacional
dos surdos, que ainda não consta regularmente na lei do país como
Nacional, e já é comemorado em alguns estados do Brasil.
10. Intérprete - também tem sua importância para ajudar na comunicação dos
surdos, precisa-se para ter seu espaço de trabalho como uma profissão
legal. Pouco são os que se dedicam em prol dos surdos.
11. Amizade com surdos e ouvintes.
Eu gostaria muito de ser amigo de todos surdos e ouvintes que desejem
aprender mais a libras para se comunicarem com as pessoas surdas.
Eu vou abrir uma conta de e-mail no hotmail para entrar em contato com
surdos e ouvintes.
12. Você ao sentir algo sobre a comunidade surda, diga o que sente, e como
foi ? pode ser um texto. Nós também experimentamos todos os estados
emocionais como: alegria, tristeza, amor, carinho, saudade, e etc... meus
amigos surdos estão confusos em relação aos sentimentos dos ouvintes.
13. Você já se encontrou com surdos ou nunca?
14. Você sabe Libras?
15. Se sim, seu nível é: não sabe, regular ou tem domínio ?
16. Você está acostumado a conversar com ouvintes, e com surdos você não
tem comunicação?
17. Você deseja aprender a língua de sinais para ajudar os surdos?
18. Desculpe-me, por favor, ao mandarem respostas eu peço que usem
palavras simples, eu sei lei, mas , não domino bem o português, esta
mensagem que você está lendo foi escrita com a ajuda de um intérprete, por
isso, está bem compreensível o português.
19. Por favor, quando eu mandar uma resposta, eu peço que tentem ler,
pois, nem sempre poderei ter a ajuda de um intérprete, peço que tenham
paciência ao lê-la. Escreverei na língua de sinais no português.
20. Você tem foto no "orkut" ? qual o seu nome completo? Qual o seu
estado?
Mande-me um e-mail: eduardosurdo9@yahoo.com.br



Você recebeu minha mensagem? Envie uma resposta !
Muito obrigado pessoal !


"Cartaz" Anuncie aqui !

Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos
FENEIS PELO BRASIL.
Tem em qualquer lugar nos estados do brasil.


Curso de Libras - Grátis !
Você pagará R$ 5.00 reais uma vez só para ajudar comprar água e copos,
ETC...

Aprenda a fascinante língua dos surdos.
Federação Nacional de Educação e Integração dos surdos - FENEIS, oferece
o curso nas moda lidades regular e semi-intensivo.

Informações: Feneis
Escritório Regional - CE : Av. Bezerra de Menezes, 549 - São Gerardo
Telefax: 85- 3223-0152/ Feneis tel: 32839126 / Fortaleza- CE
E-mail: feneisce@bol.com.br

· Instituto Cearense de Educação de Surdos -ICES
Tel: 3101-1391 / 32681575
( Perto vizinho CAS ) Telefone: 85-3224-0138 / 3264-6758
Av. Rui barbosa, 1970 - Aldeota - Fortaleza - CE
Informações: Curso de Libras - inscrições - GRÁTIS !
Turmas: Manha, Tarde e Noite - Abertas !
Procure pela internet informações sobre Curso de Libras, site:
www.feneis.org.br / www.ines.org.br / www.surdosol.com.br (procure
endereços e telefone.)
Centros de Apoio ao Surdo chamados de Feneis. Lá os Cursos de Libras são
gratuitos (CAS) ( alguns são pagos a FENEIS ).

Feneis pelo Brasil

1. Feneis - CE
Av. Bezerra de Menezes, 549
São Gerardo - Fortaleza - CE
tel: 3283-9126
E-mail: feneisce@bol.com.br

2. Feneis Matriz
Rua: Major Ávila, 379 / Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21) 2567-4880 / Fax: (21) 2284-7462
E-mail: feneis@ruralrj.com.br

3. Feneis - São Paulo
Rua: Padre machado, 293 / Vila Mariana - SP
TDD: (11) 5549-0507 / 5575-5882 / Fax: 5549-3798
E-mail: feneis.sp@feneis.org.br

4. Feneis - Minas Gerais
Rua: Albita, 144 - Cruzeiro
Belo Horizonte - MG
Fax: (21) 3225-0088
E-mail: feneis@feneis.com.br

5. Feneis - Teófilo Otoni - MG
Rua: Doutor João Antônio, 115
Centro - Teófilo Otoni - MG
Telefax: (33) 3521-0233
E-mail: feneistot@bol.com.br

6. Feneis - Rio Grande do Sul
Rua: Dona Laura, 1020 - Sala 104
Mont Serrat - Porto Alegre - RS
Tel: (51) 3321-4244 / Fax: (51) 3321-4334
E-mail: feneisrs@terra.com.br

7. Feneis - Pernambuco
Av.Guararapes, 178 - Sala 320
Santo Antônio - Recife - PE
Telefax: (81) 3224-0502
E-mail: feneispesurdos@ig.com.br
E-mail: feneispesurdos@hotmail.com

8. Feneis - Distrito Federal
SCS Qd 01 - Edifício Márcia
Bloco L - Sala 712 - Brasília - DF
Telefax: (61) 3224-1677
E-mail: feneis-df@ig.com.br

9. Feneis - Amazonas
Av. Epaminondas, 513 - A - Centro
Manaus - AM / Tel: (92) 3622-6123
Fax: (92) 3622-7152

10. Feneis - Paraná
Rua: João Antônio Xavier, 979
Água Verde - Curitiba - PR
Telefax: (41) 3334-6577
E-mail: feneis.pr@bol.com.br

11. Feneis - Santa Catarina
Rua: Padre Roma, 288 - Centro
Florianópolis - SC
Telefax: (48) 3225-9246



Autor: Eduardo


18/08/2006

MUNDO DO SURDO

Assunto: Dia Nacional dos Surdos. Jornal do Surdo. Você recebeu minha
mensagem? Envie uma resposta !

Link: E-mail

Mensagem:

JORNAL MUNDO DO SURDO
NEWSPAPER WORLD THE DEAF N° 1


IMPORTANTE !!! Por favor, ao ler tenha um pouco mais de atenção, é muito
importante! Falar sobre comunidade surda é um problema em todo o Brasil.


A História do Surdo
É PRECISO SABER VIVER


Temas : Deficientes Auditivos, Aprendi Libras, Falta Intérprete, Lei
Libras / 2002, Dia dos Surdos, Família, Escola, Trabalho, Curso de Libras,
Closed Caption, Falta Carteira Passe livre (Fortaleza), Sine e Curriculum.

Como Vai ?

Meu nome é Eduardo José Moura Pereira, tenho 25 anos, sou surdo mas falo
um pouco e sei ler lábios.
Através desta vou lhe contar um pouco de minha vida.
Nasci em Juazeiro do Norte no ano de 1980. Ao nascer pudia ouvir, como
qualquer outra pessoa, mas antes de completar 1 ano de vida durante uma
viagem com meus pais, sofri um acidente em que o ônibus em que estavamos
bateu. Apartir daí, não pude mais ouvir.
Aprendi Libras em Belo Horizonte-MG, Juazeiro do Norte-CE e Fortaleza-CE
com outras pessoas surdas, ainda durante a infância, a língua de sinais e
também fui à escola onde me alfabetizei. Aprendi enfim, através do meu
esforço e da ajuda de muitas pessoas a superar minha deficiência auditiva.
Mas ainda existem problemas que enfrento todos os dias e para estes, não é
necessário apenas minha força de vontade. É preciso que os governantes
através dos parlamentares deste país lembrem-se de nós surdos. Sou surdo e
gosto muito de assistir os programas de TV porque gosto muito de futebol,
mas não posso entender o futebol porque não tem intérprete de libras para
explicar o jogo, e faz mais de 13 anos que estou sofrendo juntos com os
surdos de todo o Brasil porque não tenho interprete de libras para os
variados programas na televisão. Todos os surdos reclamam porque nos
programas de esporte, políticos, jornais, filmes e novelas não tem
intérprete e fica impossível participar da vida do país como um cidadão
digno. As legendas que aparecem na televisão são muito rápidas e alguns
colegas surdos não sabem ler, só entendem língua de sinais. Apesar de
haver na televisão interpretes para deficientes auditivos em alguns
programas e aparelhos com Closed Caption - um dispositivo que escreve como
uma legenda às falas emitidas na TV - ainda falta recursos para a
compreensão do surdo, que acaba sendo é excluído do mundo da informação.
Justamente por isso a leitura de jornais na sede da entidade, para que o
deficiente fique atualizado sobre o que acontece na sociedade. Comunicação
entre deficientes é estimulada. Esta carta tem o propósito de pedir para
vocês admitirem intérpretes para os mais variados programas dando
condições para que os surdos possam participar da vida ativa do país,
acampanhar os acontecimentos e deixar de ser excluído do mundo. Com a
contratação de intéprete, as emissoras podem Ter muito mais pessoas
assistindo os seus programas aprendendo os artesanatos para ganhar
dinheiro, aprendendo a cozinhar, podendo participar dos esportes e até
ajudar na preparação dos programas dando sugestões.

Estamos vivendo em um mundo globalizado onde todas as pessoas precisam ter
direitos iguais e oportunidades para crescer. A televisão ajuda muito nas
informações e para oferecer condições de uma vida melhor. Em 24/04/2002 O
Brasil reconheceu a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, por meio da Lei
n° 10.436/2002, como a língua das comunidades surdas brasileiras, foi
assinada a lei que reconhece a Lingua Brasileira de Sinais como linguagem
de surdos e garantem aos interessados, trabalho na função de intérprete de
libras. E existem muitas pessoas que gostariam de trabalhar na tv ajudando
os surdos a se comunicarem. farei 25 anos e já não vejo que seja possível
continuar tanto descaso ou pouco sendo feito pela comunidade surda. Afinal
há anos que espero por mudanças e até agora faltam leis que nos garantam
direitos iguais aos das demais pessoas. Exemplos disso estão em todas as
áreas: na TV, o fato dos programas não terem closed caption com palavras
mais compreensíveis e um pouco mais lentas, os telejornais e programas
infantis não tem intérpretes; nos cinemas não podemos compreender os
filmes, por que a indústria cinematográfica parece não trabalhar para nós;
em muitos lugares, até mesmo repartições públicas as pessoas que lá
trabalham nos vêem como extra-terrestres por não saberem como se comunicar
conosco. Enfim, estes são alguns exemplos de problemas que ainda hoje
enfrento e que espero seu fim definitivo. Realizamos uma caminhada
pacífica no dia 26 de Setembro com o objetivo de comemorar o "DIA DO
SURDO". Porque uma comemoração? Talvez pela resistência da comunidade
surda face aos grandes desafios e dificuldades que nos são impostos e, ao
mesmo tempo, lutar pela conquista de nossa cidadania. Este foi um dia
especial, pois naquele momento as comunidades surdas do brasil estavam nas
ruas, em encontros, em audiências reivindicando ações mais concretas, no
sentido de se efetivar compromissos de autoridades e da própria sociedade
para se responsabilizarem por transformações que há muito tempo
insistimos. A organização do nosso movimento é similar aos dos portadores
de deficiência, negros, indígenas, mulheres, e tantos outros que exigem
ações efetivas contra o preconceito, a indiferença e principalmente a
brutal exclusão social que impede a todos nós, sujeitos sociais, de
usufruírem do direito à educação pública e de qualidade, à saúde, ao
mercado de trabalho, ao lazer, etc... enfim, ações que promovem e
respeitam a diferença !!! Tem muito surdo em todo o Brasil, esse é
problema nacional e não pessoal e particular.Nossas familias não sabem
como se comunicar conosco. Nos excluem quase que totalmente de seu
dia-a-dia sobrando pra nós apenas os cuidados básicos, mas o principal que
é a inclusão nas conversas de família por exemplo, isso nos tem sido
negado. Já não aguento mais, que somos vistos como coitadinho e que só nos
ajudam pensando em talvez uma recompensa divina, mas sem se envolverem
realmente em nossa causa."Quando eles (os surdos) não sabem se comunicar
com a família, isso gera muitos problemas, por tornar-se um ´estrangeiro´
dentro da própria casa", completou. Isso precisa acabar. O surdo também
precisa ir à escola, fazer parte do mundo, participar da vida em sociedade
e não ficar só dentro de casa recebendo cuidados básicos. As pessoas estão
tão preocupadas com sua próprias vidas. E a faculdade, a escola o trabalho
enfim fazem tudo e não fazem nada por uma classe de pouco mais de atenção
e respeito para com seus sonhos, projetos e problemas.
Em todo o Brasil há centros de apoio ao surdo chamados de Feneis. Lá os
cursos de Libras são gratuitos (CAS) ( alguns são pagos a FENEIS ).
Porquer as pessoas ´normais´ não procuram por uma instituição como esta
para aprender a se comunicar conosco. Todas as pessoas dos mais variados
seguimentos como médicos, professores, policiais, advogados, bombeiros
Psicólogos etc... enfim, a Feneis é aberta a quem deseja ajudar na causa
do surdo.
Quando vejo os calendários sempre tem marcado dias como do meio ambiente,
dos índios, dos santos, mas nunca vi marcado o dia 26 de Setembro, que é
justamente o dia Nacional do Surdo. Isso também me entristece.
Acredito que seja necessário um debate sobre a realidade do surdo. A
sociedade precisa ser informada. As emissoras sempre apresentam por horas
programas onde as mais variados assuntos são debatidos, mas nunca vi os
nossos assuntos em pauta.
Eu até entendo que para tanta coisa mudar é preciso um investimento em
dinheiro, mas é necessário acordar a sociedade e formar grupos não
anônimos, mas de pessoas importantes e conhecidas pelas grandes massas.
Para que nossos direitos sejam garantidos.
Closed Caption no Sbt, Band, Rede Record, RedeTV e Rede Globo .
Atendendo a pedidos, os jornais, esportes, filmes e novelas, diariamente.
Passa a ser apresentado com closed caption (legendas) em português. Por
favor precisa colocar legendas em filmes e novelas; também precisa colocar
intérprete de Libras em Programas de tv, esportes e Jornais.

Eu não me considero um desafortunado, mas sim um esquecido da sociedade,
pois as pessoas ainda hoje, na época em que estamos desprezam os
deficientes em geral e nos tratam com preconceito.
As leis parecem não vigorar para nós.
Os meios de comunicação são feitos só para os ouvintes(não-surdos), já que
são pouquíssimas emissoras que tem a função de closed caption e menor
ainda é o numero de canais que contam com um interprete para "traduzir"
para nós aquilo que é falado nos programas.
Eu há muito tempo já venho tentando, através de cartas, sensibilizar os
diretores de várias emissoras da nossa insatisfação e tristeza diante
deste realidade, mas as respostas são mínimas em termos de mudanças.
A razão desta carta, é que gostaria de contar com ajuda de vocês no
sentido de fazer um apelo em nome de toda a comunidade surda brasileira,
para que as autoridades lembrem-se um pouco de nós surdos, que embora não
sejamos maioria no país, somos seres humanos e nesta condição, temos
direitos iguais e merecemos respeito e consideração.
Tenho visto em inúmeros programas televisivos, matérias com cegos,
cadeirantes e portadores de Sindrome de Down, mas sempre esquecem dos
surdos.
Desta forma as pessoas conhecem menos nossa luta e nossos problemas, mas
sobretudo, nossa capacidade de trabalhar, pensar e agir quase tão perfeito
como qualquer outra pessoa.

Não posso deixar de aproveitar o momento para dizer que nos ônibus que vão
para outros estados, nós não temos a carteira do passe livre (ônibus em
Fortaleza), somente os demais estados, os surdos do Ceará até este dia
esperam por isso que até parece "não querer chegar" também temos o direito
ao vale-transporte que já é garantido por lei a todo trabalhador
brasileiro. Surdo também é ser humano e cidadão, merece ser lembrado,
respeitado, valorizado e contando como tal.

Eu nasci em juazeiro do norte-ce, lugar onde morei por algum tempo. Em
1998 fui chamado por meu tio p/ trabalhar em juazeiro, como desenhista de
arquitetura (plantas de casa) numa loja chamada: Casa das Cópias
Heliográficas. Gostei muito de trabalhar como desenhista gráfico, mas o
ganho era pouco, trabalhei por 3 anos; em juazeiro existiam poucas
oportunidades de um bom trabalho,então,decidi vir p/ fortaleza em 2001,
onde achei que poderia encontrar um local p/ trabalho c/ um bom salário.
Cheguei a fazer um curso de Auto Cad 2000 ( informática ) mas, não foi tão
proveitoso p/ mim, pois não tinha intérprete de libras p/ surdos, e eu
também não tinha condições p/ pagar um, estão acabei tendo gastos c/ o
cusro; certo que recebi o certificado, porém, pouco aproveitei, as aulas
eram muito rápidas passadas pelo professor ( ouvinte ), trabalhei no hiper
mercantil como empacotador, em 22 de março de 2002, acabei sendo
despensado, c/ apenas 3 mêses, e ainda não sei por qual motivo, talvez,
teria sido por minha falta de experiência, mesmo assim, não tive ninguém
que me auxiliasse, eu era novato ainda na área, mas, tudo bem, fui
procurar um novo emprego: entreguei meu curriculum em vários lugares, e
esperei por quas 2 anos por uma resposta de trabalho. Até que em 9 de
setembro de 2004, fui chamado p/ trabalhar no Extra-Iguatemi, pois fui
persistente, já tinha sido a 3ª vez que entreguei o curriculum no mesmo
lugar. Trabalhei como empacotador e na área de devolução; chegava sempre
no horário, cumpria regularmente meus deveres; por 11 mêses, até então,
não sei por que motivo fui dispensado por meu gerente; quis explicação por
esse motivo, mas, ele não quis me dar; então fui a ele e perguntei se
poderia me explicar através dum intérprete de libras, mas ele sem se quer
me deu resposta. Eu fiquei extremamente abatido. As pessoas que gerenciam
( ou chefe também ) precisam demonstrar um pouco mais compreensão aos
deficiêntes auditivos, como por exemplo: saberem sua linguagem, pois sendo
assim eles compreenderiam a função dada a cada num setor do trabalho.
Demonstrando paciência e dando credibilidade ao funcionários ( Surdos), ao
invés de apenas mandar e obrigá-los a cumprir um horário de trabalho.
Acho que estão mais acostumados c/ empregados ouvintes, dias é preciso dar
dignidade também ao empregado surdo, através da comunicação em libras. No
trabalho (Extra- mercantil) recebi a pioposta p/ ensinar e capacitar os
"Caixa" com a lingua de sinais em abril de 2005, mas o tempo passava, e o
gerente não cumpriu o que me própôs, meus amigos ( companheiros de
trabalho) me combravam, eu era impedido por meu chefe. Certo dia, num
intervalo p/ jantar tive uma oportunidade dada por um dos meus
companheiros de trabalho p/ ficar em seu lugar, que no caso, foi no "
Caixa Rápido ", foi uma experiência boa de 1 hora, após o intervalo,
fiquei extasiado e achei legal o trabalho no Caixa Rápido, porém meu chefe
não aceitou,creio eu que ele tem um mente muito fechada aos deficiêntes
auditivos, pois eles são capazes de quqlquer função. Aquele dia no " Caixa
Rápido ", foi uma experiência muito gratificante, fui responsável no
passar do troco, na cobrança, sem contar que não precisa de tanta
comunicação, e além do mais, eu tenho uma ótima leitura de lábios.

Eu pergunto:­­­­ -- É proibido ou não ao deficiênte auditivo ficar no "
Caixa Rápido " ? Queria uma resposta clara, se sim, que é proibido; tudo
bem, eu aceito, continuarei como empacotador. Creio sim, que surdos têm o
mesmo direito que os ouvintes. Antes era proibido um surdo dirigir um
carro, um motor, mas, hoje as coisas mudaram bastante, conheço amigos meus
surdos que saberm e dirigem muito bem.
Muitas vezes deixei curriculo em lojas, em algumas eu sequer fui chamado
para entrevista, mas em outras até trabalhei mas infelizmente por falta de
compreensão do gerente, como aconteceu no meu ultimo emprego que não quis
me dar a oportunidade de assumir uma função de maior responsabilidade,
preferindo me mandar embora do trabalho. Lá eu nunca era chamado atenção
pelo chefe por causa do horário. O que penso é que pessoas assim precisam
abrir sua mente para a realidade dos deficientes e entender nossa
realidade. Pegando esta empresa foi meu ultimo emprego como exemplo, lá o
chefe sequer sabia Libras.
Eu já entreguei meu curriculum mas, não tive nenhuma resposta. Eu também
sempre vou ao SINE atrás de emprego, mas nunca oferecem emprego p/ outros
como: Americanas, Riachuelo , Pão de Açúcar e Carrefour, etc ... percebi
que ouvintes têm mais oportunidade de trabalho que o surdo, e encontram
mais rápido.
Já tentei deixar curriculum em lojas como Americanas, Riachuelo, Cea, Pão
de Açúcar e Carrefour etc... mas nestas, pessoas surdas são proibidas de
trabalhar.
Existem muitas pessoas surdas que são casadas tem filhos e casa pra
sustentar, mas sem trabalho fica praticamente impossível. Precisam para
não morrerem de fome junto com esposa e filhos, procurar pelos seus pais e
demais parentes. Até quando eu pergunto, coninuaremos esquecidos pelos
governantes ?
O CURRICULUM de um surdo é diferente de um curriculum de um ouvinte,
geralmente é bem mais simples, c/ poucos cursos. Sendo assim: desleal um
surdo competir num emprego c/ um ouvinte. Aqui em fortaleza existem poucos
lugares que têm surdos trabalhando: Correios, fabrica Fortaleza, Esmaltec,
farmárcia e alguns mercantis. É preciso ampliar as áreas p/ o surdo ter
oportunidade de trabalhar.
ATT: Eduardo
Eduardo (sou surdo mais falo um pouco com os lábios)
Tel p/ contato: (85) 3243-3113, meu celular: (85) 9617-9627 você pode
escrever mensagem celular.
Fortaleza - CE.

Sou Evangélico e tenho muita fé em Deus.
Deus te abençoe e ajude para que você possa ajudar a quem precisa.
Agradecemos sua atenção e aguardamos resposta.



Fortaleza - CE 18 de ­­Julho de 2006
_______________________________________
Eduardo José Moura Pereira


JORNAL MUNDO DO SURDO

NEWSPAPER WORLD THE DEAF N° 2



Autor: Eduardo


18/08/2006

Moro em Portugal e preciso de LIVROS

Mensagem:
Exmº(ª) Sr(ª)

Estou precisando de alguns livros brasileiros, será que alguém
pode me ajudar a consegui-los ? Posso pagar por eles. Pois são
indispensáveis para um trabalho de de investigação de Lingua Gestual
Portuguesa-Portugal:

1-COMUNICANDO COM AS MÃOS
2-LIBRAS E LÍNGUA PORTUGUESA (SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS)
3-LIBRAS E LÍNGUA PORTUGUESA (SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS) Vol. II
4-DICIONARIO DE LIBRAS

Para a seguinte morada:
Cristina Miranda
Bairro do Bacelo
Rua Cunha Rivara, 13-R/c
7005-338 Évora
Portugal

Com os melhores cumprimentos,

Cristina Miranda


Autor: Cristina Maria Frias Carneiro


16/08/2006

TECNOLOGIA A SERVIÇO DO DEFICIENTE AUDITIVO

BOA TARDE A TODOS

SOU ENGENHEIRO ELETRÔNICO E VERIFIQUEI QUE NÃO EXISTEM NO MERCADO MUITAS OPÇÕES DE EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS PARA O DEFICIENTE AUDITIVO. ESTOU INTERESSADO EM DESENVOLVER DISPOSITIVOS QUE FACILITARIAM A VIDA DE VOCÊS.

COMO NÃO TENHO MUITO CONTATO COM PESSOAS DEFICIENTES IMAGINEI QUAIS SERIAM SEUS INTERESSES E NECESSIDADES.

IMAGINE QUE VOCÊ ESTÁ EM SUA CASA E O TELEFONE TOCA. COMO VOCÊ FAZ PRA SABER QUE ELE ESTÁ TOCANDO? E A CAMPAINHA? E SE VOCÊ COLOCAR UMA PIPOCA NO MICROONDAS COMO FAZER PARA "OUVIR" O BIP DIZENDO QUE A PIPOCA ESTA PRONTA?

MINHA IDÉIA FOI DESENVOLVER UM EQUIPAMENTO COMPOSTO DE DUAS PARTES. UMA DELAS SERIA COLOCADA PRÓXIMO AO TELEFONE, CAMPAINHA, ETC E VIA ONDAS DE RÁDIO (COMO SE FOSSE UM CONTROLE REMOTO) ENVIARIA UM SINAL PARA UM RECEPTOR QUE FICARIA NA CINTURA DA PESSOA E EMITIRIA UM SINAL LUMINOSO OU VIBRATÓRIO, DE FORMA QUE A PESSOA SAIBA QUAL COISA ESTÁ TOCANDO.

O QUE ACHAM DA IDÉIA? VOCÊS TERIAM OUTRAS SUGESTÕES?

ESTOU A DISPOSIÇÃO PARA OUVI-LOS E TENTAR AJUDÁ-LOS COM TECNOLOGIA A SERVIÇO DE VOCÊS.

MUITO OBRIGADO E UM ABRAÇO A TODOS!!
_________________
VIXTEL - TECNOLOGIA A SERVIÇO DO DEFICIENTE AUDITIVO
VITÓRIA-ESPÍRITO SANTO-BRASIL

Autor: VIXTEL


15/08/2006

Olá

O site é muito bem elaborado. Este trabalho é fantástico. Mais uma
alternativa para professores como eu incentivarem o gosto pela
aprendizagem a todos os alunos, surdos e não-surdos.
Parabéns!
Um abraço


Autor: Sofia Mabone


10/08/2006

Mensagem

Estou aprendendo no curso de libras e estou muito interessado, acho esta linqua de sinais muito interessante e estou querendo me comunicar com amigos e pessoas mudas.

Autor: Julio Cesar Gomes Moreira


05/08/2006

MUDO, MAS NAO SURDO

Existe um mito de que as pessoas surdas também são mudas,porem isso é muito raro porque só serão mudas se o aparelho fonador,que são os componentes imprecindivel para emitir som estiverem comprometidos.Conheci uma pessoa que era muda em função de um cancer nas cordas vocais.E no entanto ele ouvia normalmente.Emfim quem não ouve ou tem baixa audição também tem dificuldades na fala e consequentemente na escrita.Pois necessitamos ouvir os diferentes sons para pronunciar corretamente as palavras.
´ abraços Zilá

Autor: Zilá


01/08/2006

amigos

Se Vcs é surdo e mora no Rio de Janeiro,em Rocha Miranda ou adjacencias, venha participar das Missas na Paróquia Santa Barbara, na rua dos Topázios, 471, o horário das Missas, é 9:00 hs após temos um laboratorio de LIBRAS. Todos são bem vindos, no proximo domingo, dia 06/08/ teremos a feira das pastorais onde todas as pastorais estarão apresentando o que fazem, e o laboratório de libras estará lá.
venham fazer uma visita
Deus esteje sempre com todos
cleudes

Autor: cleudes


01/08/2006

surdo/mudo

Wanessa,
Existe sim pessoas mudas, porém não são surdas. O mudo são pessoas que clinicamente provados que não podem emitir som.
O surdos, podem falar, eu conheço um surdo que fala muito bem, porque ele teve acompanhamento médico com fono, com psicólogos.
E tem pessoas ouvintes que não podem falar, por vários fatores.Ok.
abraços
cleudes


Autor: cleudes


01/08/2006

MUDO, MAS NAO SURDO

Wanessa,

A maior parte dos surdos nao sao mudos, apenas nao
aprenderam a falar por nao ouvirem. Muitos surdos falam e aprenderam a falar
graças a leitura labial. Existe surdos-mudos, mas sao rarissimos.

O papa Joao XXIII,o Joao de Deus, teve um problema na garganta, acho que foi
cancer. Teve que fazer uma traqueotomia e ficou mudo, emitia sons inaudiveis
e inintelivegeis, mas ouvia perfeitamente. Portanto,nos ultimos dis de
sua vida ele era mudo, mas nao surdo.


Recentemente na televisao, na TV-GLOBO, no seriado
sobre o JUSCELINO kubstichek, aparece um garoto que, apos ter visto a mae
morrer afogada, ficou totalmente mudo, ouvia, mas nao falava. Nao tinha
nenhum problema de ordem fisica, mas de ordem emocional.Em um dado momento
voltou a falar para proteger uma outra pessoa do mesmo agressor que levou a
sua mae a morte.

Lembro-me também um radialista, brasileiro, que fazia locução
de partidas de futebol, e que perdeu a capacidade de fala após um trauma craniano.
que danificou a regiao cerebral responsabelpela fala.
Hoje ele se dedica a pintura artistica e recemente em uma entrevista na televisao
ele revelou que so sabre falar aproximadamente oitenta palavras, mas entende
absolutamente tudo.


O dr. Simundo FREUD relata uma caso de uma paciente que
perdeu temporariamente a capacidade de falar a lingua inglesa e so falava
a lingua alemã, falar apenas a lingua alema a deixava a sos com o seu analista.


Conheco um rapaz que levou uns petelecos da policia,
depois disso sua voz mudou completamente.

Quando eu era crianca vi um garoto ficar sem falar
(mudo) por dias quanto tomou conhecimento de sua mae havia falecido.

CONCLUSAO: sim, pode haver uma pessoa muda sem ser
surda e surda sem ser muda, alias é o que ocorre com a maioria dos surdos.

Entretanto, sugiro muito cuidado com informacoes
obtidas de estranhos pela internet. Ha muita gente com mas intensoes

Felicidade, forte abraco
Augusto@dicionariolibras.com.br
www.dicionariolibras.com.br



Autor: Augusto Marques


31/07/2006

mudo, mas não surdo

Conheci um rapaz pela internet, e ele me diz ser mudo, mas não surdo, isso é possível??? Ele disse que a mãe enquanto estava gravida, tive um choque que afetou isso nele, é verdade? Se não for, neste caso, existe algum caso que a pessoa pode ser somente muda, mas sem ser surda??? Me tirem essa dúvida urgente.Aguardo resposta!!! Valeu e Obrigada

Autor: Wanessa


31/07/2006

curso de libras

Meu nome é Jeane Valéria das Neves Sobrinho, eu tenho 37 anos , sou formada de educação artistica, sou solteira, tenho deficiente auditivo, eu gostaria de aprender , conhecer e fazer novas amizades
e-mail: rainhaester2004@hotmail.com
escreva-me

Autor: jeane valéria


28/07/2006

Parabens

Primeiramente gostaria de dar meus parabens para essa equipe que criou este espaço de divulgaçao onde orienta e dar dicas para pessoas com duvidas. Sou estudante de Pedagogia e gostaria de receber informaçoes sobre alfabetização para crianças e adultos surdos.

Autor: edikarla


27/07/2006

CURSO DE LIBRAS EM ITANHAÉM

A Faculdade de Ciências Gerenciais de Itanhaém - FAITA, esta recebendo inscrições para o Curso Básico de Libras - Módulo I, os interessados devem acessar o site www.faita.edu.br/extensão para maiores detalhes.

Autor: Prof. Luiz Alves Leal


23/07/2006

comunicado

visite o meu site
www.fotologbr.com.br/igrejacristocentro
sou de presidente prudente


Autor: luiz


22/07/2006

mais informações

Sou professor de música na APAE de minha cidade, gostaria de receber informações sobre os sinais de Libras para a musica Aquarela de Toquinho...


Autor: ISAC


30/06/2006

MÃOS QUE SILENCIAM

No último dia 17 morreu em São Luís do Maranhão o surdo José Benedito Baldez,fundador e ex-presidente da ASMA,Associação dos Surdos do Maranhão.
Uma parada cardiaca fez silenciar as mãos de um surdo apaixonado e lutador de sua causa.Homem trabalhador,meu pai me ensinou que não há limites quando se quer vencer.Deixou-me um legado que me impulsiona a querer também ser uma vencedora como ele.Foi um homem alegre,gostava de se reunir quase todos os fins de semana com seus melhores amigos,os surdos, eram dias inteiros de muita alegria, todos se revezavam na velha e boa churrasqueira.Eram jovens, adultos, idosos e até crianças surdas que se confraternizavam.Foi uma forte referencia e teve todo seu amor e assistencia que prestou a ASMA reconhecido em discursos proferidos por vários de seus amigos na missa de 7 dias realizada na Igreja de São Roque aqui em São Luís.O que deixou-me profundamente surpreendida e agradecida,pois no mundo que vivemos pouquissimos são os casos onde podemos presenciar uma cena como aquele,foram expressões que se confundiam, lágrimas e sorrisos num momento de grande comoção entre a comunidade surda a que pertencia.Meu muito obrigado a todos que prestigiaram e reconheceram o trabalho de meu Pai que agora receberá das mão do Todo Poderoso a recompensa maior

Autor: lúcia baldez


26/06/2006

Obter mais informações.

Gostaria de receber informações a respeito de libras, pois esta muito me enteressa. Faço um curso na minha igreja já a um bom tempo mas o que sei ainda é pouco, preciso de ajuda para obter mais conhecimentos.

Autor: Marliete


15/06/2006

A J U D A !!!

Caríssimos, bom dia!

Sou estudante universitária e estou concluindo minha graduação neste ano. Preciso URGENTÍSSIMO de um revisor para assinar um dos meus trabalhos de conclusão.
Peço, ENCARECIDAMENTE, que alguém entre em contato. O prazo encerra-se em 16-06-2006.
Obrigada.
Atenciosamente.
Magda
6235-6087 (res. após 23 horas) ou 9215-5003 (cel. qualquer horário)


Autor: Magda


09/06/2006

Libras atualização

Gostaria de compartilhar todos seus trabalhos p poder desenvolver a socidade melhor... fico grata Bjs

Autor: Roberta falchi


08/06/2006

Informações

Olá , meu nome é Nara , sou filha de pais surdos e mudos , trabalho como professora de deficiente auditivos , gostaria de parabeinizá-los pelo ótimo site que vcs nos fornecem . Queria saber se existe algum curso via online para libras..?

Autor: Nara Souza


25/05/2006

Bom Dia! preciso saber se existe um sinal

Olá... Primeiro gostaria em nome de todos so surdos de Bragança Paulista parabenizá-los pelo ótimo site. Sou Intérprete á 04 anos e conheço muitos surdos, por favor,poderia me dizer se existe algum sinal da copa do mundo de Futebol?

Atenciosamente:
Alberto Oliveira


Autor: alberto Oliveira


22/05/2006

ajuda

olá pessoal, gostaria de receber orientações sobre libras. Estamos iniciando um trabalho de inclusão social na cidade de NOVA SERRANA< MG e estamos enfrentando sérias dificuladades de implantação...todo tipo de ajuda será bemvinda. Antecipo agradecimentos.

Autor: salete cordeiro barbosa miranda


09/05/2006

Olà gente!!!

Sou Def.Auditiva tbèm sou surda,eu gostaria mt de Libras.Minha amiga Rosely surda è normal,mas ela não conheçe de libras,então eu jà esinei pra ela,ela jà aprendeu pouco.Parabèns,que Deus te abeçoando!!! apbonfim85@hotmail.com// Presidente Venceslau-sp.

Autor: Ana Paula Bonfim


08/05/2006

Nossa família será completa

Oi eu tenho 28 anos e duas filhas, ouvintes Isabely 3 anos e Ana Clara 6 meses, fiz o curso em 2004 e me apaixonei, logo ensinei à minha filha mais velha, acho incrivél essa lingua "LIBRAS".
Meu marido e eu temos o sonho de adotar um menino surdo, que se chamará Danilo e será muito amado por todos, espero este filho no Senhor. Que Deus abençoe a todos
um grande abraço.

Autor: Mila


09/05/2006

Olha eu de novo!!!

Parabéns para toda a família do dicionário LIBRAS, aqueles que se empenham a fazer este site maravilhoso, gostaria de saber se possível algum lugar onde há curso de LIBRAS aqui no RJ, porém aos sábados ou domingos, pois não posso fazer dia de semana.Gostaria que todos vcs que se empenham pela instrução daqueles que se prontificam em prol dos surdos soubesse que eu sou uma das que amam esse trabalho, mas infelizmente não tenho possibilidade de fazer o curso apesar de saber alguma coisa,pois tenho um primo que é deficiente auditivo.
obrigada pela atenção.bjs,bjs, bjs.

Autor: Rosiane Dias(RJ)


05/05/2006

contatos

Olá galera,adorei o site. Me chamo Alê e me interesso pela cultura surda e estou louca para aprimoras minha libras. Sou do Rio, qualquer informação a respeito de seminários sobre surdez, por favor, entrem em contato comigo, meu e-mail é allealves@oi.com.br.
Beijinhos.

Autor: Alessandra


05/05/2006

Parabenizar

Aproveito esse espaço para parabenizar o site, este é um espaço muito importante para nós que fazemos parte da Educação em geral e principalmente da Educação de Pessoas Surdas. Sou de Campina Grande na Paraíba e aqui temos uma escola para Surdos em torno de duas décadas e nela podemos observar o quanto já desenvolvemos na educação para Surdos e isso é muito importante, pois há trocas de experiências por todo o país. e este site nos proporciona essa troca...

Autor: Jamille Duarte


04/05/2006

oi galera!!!!!!!!!!!!

bom dia! para todos meu nome e daniela mas gosto que me chame de dani ,tenho25anos gosto de fazer nova amizade.

Autor: daniela carolina carvalho ribeiro rosaes


01/05/2006

Parabens

Adimiro muito todos que trabalham nesta area e ensinão estas pessoas especiais, tenho vontade de aprender esta liguagem mas no momento me falta tempo, mas deixo meus sinceros elogios a todos que se dedicam nestas areas ainda tão nescessitadas em nosso país.

Autor: cleberson


26/04/2006

Muito Surpreso

Estou começando o curso de Libras e gostaria de imprimir as letras do alfabeto em libras para fixar na parede (para treinamento)onde encontro e como faço? Me ajudem!!!

Autor: Mariozan Soares de Souza


20/04/2006

Seminário

Seminário sobre LIBRAS

CONGREGAÇÃO SANTISTA DE SURDOS CIES - CENTRO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL PARA SURDOS- REALIZA SEMINÁRIO "DECRETO 5.625 – Regulamentação da LIBRAS "


O CIES – Centro de Inclusão Educacional para Surdos, que presta atendimentos a crianças, jovens e adultos surdos,estará realizando no dia 12 de maio a partir das 13:30 hs nas dependências do SENAI de Santos, um debate com profissionais da área da educação de Surdos, que terá como tema principal " o Decreto 5.625 -Regulamentação da Lei da LIBRAS”, contará com a participação da Profª Marlene Gotti, Coordenadora da área dos Deficientes Auditivos da Secretaria de Educação Especial- Seesp/MEC/Brasília, e de representantes da DERDIC/SP, Instituto Santa Terezinha/SP.

Informações: TEMA: "DECRETO 5.625 - Regulamentação da Língua Brasileira de Sinais” LOCAL: SENAI de Santos- Ponta da Praia - Santos


INSCRIÇÕES DE 10/04 a 05/05 : Congregação Santista de Surdos Rua:
Tocantins 04 – Gonzaga – Santos ou solicitar ficha de inscrição por e-mail: css_cies@yahoo.com.br

INFORMAÇÔES PELOS TELEFONES: (13) 3223-3600 e (13) 3224-2859 VAGAS LIMITADAS!


Início: 12/05/2006
Término: 12/05/2006
Horário: 13:30hs
Cidade: Santos SP

Autor: Congregação Santista de Surdos


17/04/2006

contato com surdos

olá! sou estudante,fiz curso de libras 6 mese, aprendi pouco mas como tenho muito desejo de aprender essa interessante lingua hoje já consigo me comunicar com surdos, tenho bastante amigos surdos, mas não estou tendo a oportunidade de comessar novamente o curso.
gostaria de ter contato com surdos!
através do meu e-mail.
desde já agradesso a todos que ler essa mensagem e que Deus te abemçoe!!!

Autor: Talita Macedo


17/04/2006

PARABENS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

NOSSA,AMEI ESTE SITE MUITO BEM ESTRUTURADO E RICO NAS INFORMAÇOES.
SERA QUE SERIA POSSIVELTER UM DICIONAERIO DE SINAIS?
MAIS UMA VEZ PARABÉNS ,FAÇO LIBRAS E ENCONTRAR ESTE SAITE ME DEICHOU MUITO FELIZ.

Autor: CLAUDIA FRÓES


11/04/2006

seminario sobre LIBRAS

CONGREGAÇÃO SANTISTA DE SURDOS

CIES - CENTRO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL PARA SURDOS-

REALIZA SEMINÁRIO
"DECRETO 5.625 – Regulamentação da LIBRAS "
O CIES – Centro de Inclusão Educacional para Surdos, que presta atendimentos a crianças, jovens e adultos surdos, estará realizando no dia 12 de maio a partir das 13:30 hs nas dependências do SENAI de Santos, um debate com profissionais da área da educação de Surdos, que terá como tema principal " o Decreto 5.625 - Regulamentação da Lei da LIBRAS”, contará com a participação da Profª Marlene Gotti, Coordenadora da área dos Deficientes Auditivos da Secretaria de Educação Especial- Seesp/MEC/Brasília, e de representantes da DERDIC/SP, Instituto Santa Terezinha/SP.
Informações:
TEMA: "DECRETO 5.625 - Regulamentação da Língua Brasileira de Sinais”
LOCAL: SENAI de Santos- Ponta da Praia - Santos
DATA: 12 de maio Horário: 13h e 30min hs
INSCRIÇÕES DE 10/04 a 05/05 : Congregação Santista de Surdos
Rua: Tocantins 04 – Gonzaga – Santos
ou solicitar ficha de inscrição por e-mail: css_cies@yahoo.com.br

INFORMAÇÕES PELOS TELEFONES: (13) 3223-3600 e (13) 3224-2859
VAGAS LIMITADAS!



Autor: congregaçao santista de surdo


08/04/2006

Respeito e carinho

Depois que conheci o mundo dos surdos aprendi a respeito-los e principalmente adimira-los, tenho aprendido muito desde então.
Sou do Rio de janeiro estudo no Ines.

Autor: Alline Gonçalves do Nascimento


06/04/2006

Libras e Geografia

Olá, sou acadêmica de Geografia e quero fazer minha monografia sobre os surdos em uma questão geográfica. Mas, estou com sérios dificuldades ... peço se possível, algum professor de geografia , possa me conduzir/ orientar.
Este site foi algo maravilhoso para a comunidade surda. Parabéns pela iniciativa .
Até mais !!

Autor: tatiani


31/03/2006

Instrutor de LIBRAS

sou Trabalho no Fabraica Fortaleza, também sou instrutor de Libras para ouvinte, eu ja aprendi mais viver, Deus me dar feliz sempre. aproveite que eu preciso estudar de LIBRAS.. eu quero conhecimento.. Deus amam vcs e seus instrutores.

xauzinhooooooooo

Autor: MArdonio Aguiar


21/03/2006

Parabens

eu queiro professor com libras

Autor: Ernesto Barbosa Domingues


18/03/2006

Que legal e Parabens

eu ajuda meu amigo beleza

eu tenho meus amigos

eles quer libras

que legal


bom otima

obrigado



Autor: Ernesto Barbosa Domingues


18/03/2006

Satisfação

É com imensa satisfação que finalmente consegui uma vaga e estou cursando LIBRAS.
Sou ouvinte, minha filha, marido e família em geral também.
Meu interesse por Libras surgiu da necessidade de aprimoramento profissional. É preciso mais do que simplesmente utilizar a palavra inclusão na área da educação, é necessário formar profissionais capazes de incluir.

Eu já comecei a fazer a minha parte e estou bastante realizada, recomendo a todos ouvintes esta experiência.

Um abraço

Autor: Márcia


17/03/2006

interesse

Estou feliz pois estou cursando libras, é um grande sonho que realizo; para todos os surdos:aprender com voces , renova a minha alma e me dá muita alegria.Obrigada por vocês existirem.
patriciagvilaca@hotmail.com

Autor: Patricia Gomes Vilaça


13/03/2006

contatos com surdos

Sou mãe de surda e estou fazendo a monografia de Letras sobre a aquisição da segunda língua em filhos de pais surdos . Quero encontrar com pais surdos que tenham filhos ounintes em Porto Alegre

Autor: marli


28/02/2006

inclusão real de surdos

Sou ouvinte, tenho uma filha de quatro anos ouvinte, mas que se apaixonou por libras.A convivência com surdos despertou o interesse e como sou educadora ,comecei a introduzir libras para ajudá-la no processo de alfabetização. Está sendo um sucesso. Tem algum movimento ou site que fomente o ensino de libras também para crianças ouvintes?Algum estudo neurológico para identificar as mudanças que ocorrem nas crianças bilingües(portugês+libras)? Visto que uma é oral e outra visual e gestual.

Autor: karla GARCIA


26/02/2006

inclusão de surdos

Trabalho na assoc. de surdos de macaé na área de inclusão através de esportes,eventos, qualificação e inserção no mercado de trabalho.Atualmente recebo reclamações de famílias e dos próprios surdos sobre a exclusão na sala de aula.Gostaria de obter depoimentos de profissionais surdos que estão envolvidos na educação sobre esta questão tão polêmica.Gostaria de obter autorização para publicar no livro que estou escrevendo.

Autor: karla GARCIA


26/02/2006

amigos

olá,amigos
estou no orkut e gostaria que me add,meu nome é Cyntia Alves e AMO LIBRAS, assim podemos trocar mais informações.

Autor: cyntia


25/02/2006

PROFESSOR DE LIBRAS

PORQUE FICAR INDIGNADA EM TER UM OUVINTE QUE QUE ENSINAR LIBRAS. PELO MENOS ESTE OUVINTE ESTA TENTANDO FAZER COM QUE A LINGUA LIBRAS SEJA CONHECIDA, NÃO É BOM QUANDO UM SURDO(A) ENCONTRA ALGUEM PARA CONVERSAR? SE O OUVINTE ERRAR, ENSINA ELE COM MUITO AMOR E CARINHO E LEMBRE-SE TODOS SÃO FILHOS (AS) DE DEUS. CUIDADO PARA QUE NÃO HAJA PRECONCEITO DO SURDO PARA COM O OUVINTE

Autor: CLEUDES


25/02/2006

PROFESSORA DE PORTUGUES

> RIO,26 DE FEVEREIRO 2006
>OI NUBIA, INFELISMENTE NÃO SOU PROFESSORA DE PORTUGUES, MAS PROUCURAREI ENTRE MEUS AMIGOS ENTERPRETES ALGUEM QUE POSSA LHE AJUDAR. BJS

Autor: CLEUDES


25/02/2006

Redação especial pra os surdos


Sou surda, infelizmente não tem especialização sobre a redação pra os surdos readigir melhor, frase sentido, normas de gramatica e etc.
Há muito tempo que eu procuro uma professora de Lingua de Portugues pra apoio sobre a Redação, pra mim é dificil acha que a professora sabe bem com LIBRAS, entre ensino e aprendizado dos alunos surdos. Espero alguém esteja preparada pra isso...Obrigada.Abraço e bom sucesso pra todos vcs.

Autor: Nubia G. Faria


24/02/2006

LIBRAS

SOU ENTERPRETE, ESTOU NA PAROQUIA STA BARBARA,RUA DOS TOPAZIOS, 471 ROCHA MIRANDA A MISSA COM ENTERPRETE É A DAS 9:00 APOS AULA DE LIBRAS.
LI EM VARIAS MENS. ESCRITAS SURDO-MUDO,TÁ ERRADO, ELES SÃO SURDOS, ELES CONSEGUEM EMITIR SOM E FALAM. AGRADEÇO


Autor: CLEUDES


22/02/2006

resposta

OLÁ ANNE FEINGOLDED,EXISTE SIM MUSICAS EM LINGUA DE SINAIS( LIBRAS).NA IGREJA EM QUE EU CONGREGO A INTERPRETACÕES DE LOUVORES EM SINAIS.

Autor: Sueli B Barasa


21/02/2006

Existe Música em Libras?

Essa ideia me veio agora, não sei se existe, imagino que deve até provocar uma discussão filosofica sobre o que faz da música música, mas eu me interessei a esse respeito! alguem ja ouviu falar em algo do genero? por favor me indiquem!

Autor: Anne Feingold


19/02/2006

quero aprender a conversar com os surdos

por favor me ajudem aprender a conversar com os surdos pois a liguagem deles me facinam e tenho uns amigos surdos eles são fantasticos tentando me ensinar

Autor: Andreia


19/02/2006

Cursos de Libras / Rafaela e interessados

Estou fazendo o curso de LIBRAS pela FENEIS em Recife.
Procurre em sua cidade :FENEIS ou INES
Há também possibilidades desse curso ser ministrado em escolas como APAE e outras por aí.
Precisando estou às ordens

Autor: Ângela de Paiva Melo Silva


18/02/2006

libras

Morro em Castanhal no Pará e gostoria de fazer um curso de libras nao sei onde tem este curso pesso ajuda se vcs souberem entre em contato no meu e-mail pode ser em belém o curso

Autor: rafaella


17/02/2006

Parabens...

Fiquei contente, quando acessei o site, de voces bastante enovações, e bastante novidades.

parabens pelo trabalho que estão fazendo que Deus esteja sempre iluminando cada um de vocês.

Autor: Paulo Cruz


07/02/2006

Parabens...

Fiquei contente, quando acessei o site, de voces bastante enovações, e bastante novidades.

parabens pelo trabalho que estão fazendo que Deus esteja sempre iluminando cada um de vocês.

Autor: Paulo Cruz


07/02/2006

Material de apoio

Gostaria de saber se alguem possui material de apoio para que possa ser trabalhado com uma surda de 6ª série. Sou professora de língua portuguesa. Obrigada.

Autor: Vanilda Soares Pereira


07/02/2006

Material de apoio

Gostaria de saber se alguem possui material de apoio para que possa ser trabalhado com uma surda de 6ª série. Sou professora de língua portuguesa. Obrigada.

Autor: Vanilda Soares Pereira


07/02/2006

Resposta

Angela Paiva
Você pode fazer o curso na FENEIS, que fica no centro da cidade, proximo a guararapes. Eu não sei o numero de lá , mas vc pode entrar no site deles e descobrir mais alguma cois que te ajude.( espero ter contribuido)
Qualquer coisa pode contar comigo.
um Abraço

Autor: Niedja Freitas de Souza Lacerda


29/12/2005

oi


Sou ouvinte, aprendi libras há uns 5 anos atras, depois nao me reciclei mais. Ainda lembro de muita coisa pois libras não sai do meu coração. Queria pedir quem pudesse me ajudar me manmdando algum material de sinais que foram modificados, eu agradeceria muintíssimo.
Estou pretendendo voltar atrabalhar com os surdos, e isso me ajudaria muito. obrigada

Autor: Niedja Freitas de Souza Lacerda


29/12/2005

Cursos para professores

Sou professora e Pedagoga.Gostaria que me indicassem onde posso fazer um curso de Libras , para poder entrar na causa dos deficientes auditivos.Moro em Recife ,no Bairro Boa Viagem.Pernambuco .Obrigada a quem possa me ajudar.

Autor: Angela Paiva


18/11/2005

CONTATO

ESTOU NO PRIMEIRO MES DE AULA DE LIBRAS E CONHECI DOIS SURDOS ENAO SEI QUASE NADA, GOSTARIA QUE ALGUEM POR FAVOR ME ENVIASSE ALGUM TIPO DE MATERIAL DESDE JA MUITO OBRIGADO

Autor: eunice pereira do carmo


09/11/2005

Olá, mãe de duas meninas e demais participantes


Aos seis meses de idade o bebê já sabe o que precisa - ele diria se pudesse falar,mas não pode - terá que esperar mais seis meses até que suas cordas vocais se desenvolvam e mais um ano para falar as palavras mais complexas. Este é um tempo muito longo quando se é bebê. Ele fica muito frustrado e chora...

Pesquisa do dr. JOSEPH GARCIA revelam que filhos de pais surdos que são expostos intensivamente a sinalização dos seis aos sete meses de idade, aos oito e nove meses já se comunicam através de sinais.

Em dois grupos de crianças ouvintes e pais ouvintes. Um dos grupos foi exposto a intensa sinalização entre seis e sete meses de idade. O grupo de controle não foi exposto e aos 7 anos de idade o QI médio do primeiro grupo era de 114 e do grupo de controle, 102.

Lembramos que o ensino de sinais deve se iniciar por volta dos sete meses, mas a criança somente será capaz de reproduzí-los entre os oito e nove meses ou além.


augusto@dicionariolibras.com.br

Autor: Augusto Marques


21/10/2005

libras

Amados irmãos surdos,Deus os ama muito e eu tamém.Todos nós somos filhos de Deus perfeitos.

Autor: sueli B Barasa


20/10/2005

Lingua de sinais

tudo recionado ao surdo.conresponder-me com eles.

Autor: sueli B Barasa


20/10/2005

Sou mãe de duas meninas...

Mensagem:
Sou mãe de duas meninas, uma é a Caroline ela é surda e tem sete anos, já
esta na escola desde os três anos e está sinalizando. A escola dela é em
Osorio RS o ano que vem ela irá para a 1º série. A outra filha Giovana tem
quatro anos e sinaliza desde o primeiro ano de vida, ela é ouvinte e todos
na escola são apaixonados por ela, pode-se dizer que ela é bilingüe. E nós
pais estamos aprendendo junto. " Nossas crianças ouvem com o coração e
falam com as mãos".



Autor: Vanderleia G. Costa


15/10/2005

Parabenizar

Gostaria de parabeniza-los pelo site, pois além de muita informação importante, voces ensinam de modo pratico a linguagem de sinais.
Para mim foi ótimo, pois atualmente estou conhecendo um rapaz que é surdo-mudo e por ter aprendido nesse site, nós estamos conseguindo nos entender.
Fico muito grata ao site e parabenizo-os pela ótima ideia.
Ana Paula

Autor: Ana Paula


29/09/2005

monografia

Sou professora e estou fazendo uma monografia sobre " Comparações e resultados da linguagem oral e gestual no trabalho com deficientes auditivos " se vc tem algum texto me envie, me apaixonei pela questão do surdo quero sempre aprender mais

Autor: leda regina


24/09/2005

Parabéns pelo site

Quero mais uma vez parabenizar este site que está sendo muito útil pra mim que estou aprendendo libras.Quero também parabenizar a minha querida professora Dolores dda cidade de Santos por sua dedicação total a todos os alunos ouvintes.Obrigada, Obrigada!Ivete Rodrigues

Autor: ivete rodrigues


22/09/2005

Luta pelos direitos

Vou fazer o possivel para estar no movimento em sp em defesa dos direitos dos surdos.Ivete

Autor: ivete rodrigues


22/09/2005

Atividades para crianças especiais

Amiga HardineiaM.D.CavalcantePinto.Vá a delegacia de ensino de sua cidade e fale com um supervisor e ele poderá te orientar.boa sorte ivete

Autor: ivete rodrigues


22/09/2005

Sugestão DE SITE SOBRE DOWN

Dê uma olhada no site www.fsdown.org.br. Talvez isso te ajude. ;), Alline

Autor: Aline Nunes Andrade


21/09/2005

Aaprendizagem de crianças down

Gostria de saber mais sobre este tema uma vez que trabalho com essas crianças e tenho um projeto voluntário chamado Amigos Especiais onde se trabalha a diversidade da arte com os mesmos.

Autor: Hardineia M. Dantas Cavalcante Pinto


21/09/2005

A importância da Libra!!!

A libra e um meio muito importante não só para quem precisa dela e sim para quem trabalha com pessoas que precisa se comunicar atravez dela.Todos os educadores deveriam saber os sinais de libra, pois o aluno também tem problemas comuns como outros que não são especiais. Em uma sociedade educacional todos devem estar interados.

Autor: Renata Araujo Farias Rodrigues


18/09/2005

urgente!

gostaríamos de aprender a linguagem de surdo e mudo, mas não encontramos em nenhum site os "deseinhos"... alguém pode informar algum?
obrigado

Autor: Tatielle e Fernando


16/09/2005

Parabenizaçao e solicitaçao

Quero parabenizar por esta inovaçao para nos comunicar com os surdo. Faço este curso e pretendo aprender mais e passar para meus alunos ouvintes a importancia de respeitar a cultura de pessoas que foram discriminadas no passado e (em alguns lugares) até hoje. Por favor, se possivel gostaria de me comunicar com pessoas que fazem este curso para aprender trocando informaçoes. Obrigada

Autor: Andrea Alves da Silva Costa


10/09/2005

Admiração

Quero dizer da minha admiraçao que tenho pelos surdos pois nao se rendem
diante das dificuldades.faço curso de libras mais tenho dificuldade em
conversar por ser timida mais espero fazer amigos surdos para trocar
muitas ideias,estou terminando o curso de um ano mas quero continuar
estudando pois amo a ideia de saber me comunicar com estas pessoas tao
especial que sao os surdos um Abraço especial para minha Prof. Marcia da
escola Agrade.


Autor: Fátima


04/09/2005

Publicar no Mural

Parabens pelo o site, nota mil para vocês. Eu não tenho palavras para agradece-lôs. Mas o Senhor Jesus os abençoará.
Vocês não sabe o quanto este site tem nos ajudado aqui em Aparecida do Taboado, Mato Grosso do Sul.
Sou casado a 20 anos com uma surda e muda congenita, tenho duas filhas, e um pouco de esperiencia em lingua de sinais. se algeum precisar de minha ajuda conte comigo.

Autor: Paulo Cruz de Oliveira


03/09/2005

eu de Surdos a Libras de foto PIADAS

TU DE FAVOR DE VISTA A LIBRAS DE FOTO .....
HOJE DE FAVOR DE FAVOR FAVOR A SURDOS DE MUITO DE QUERO DE LIBRAS A FOTO...
UMA ABRACOS

Autor: joice lenise morsch


02/09/2005

Parabéns

Primeiramente quero parabenizar esse maravilhoso site.Sou professora do ensino fundamental,com muita experiência em alfabetização.Sou iniciante no curso libras,e gostaria que me ajudassem como aprender mais fácil,pois tenho 48 anos e sou um pouco lenta.Desde já agradeço a todos e ofereço minha experência,obrigada ivete. meu email é rodrigues.ivete@ig.com.br

Autor: ivete rodrigues


31/08/2005

Libras é legal

Olá, eu sou intérprete de libras e estou fazendo novamente um curso no INES, e quero só dizer que estou adorando, quanto mais aprendo mais quero aprender, libras é mto legal eu sou apaixonada por libras. Mil bjs à todos.

Autor: Cristiane B. A. Moura


31/08/2005

Rossana...

Gostaria de parabelizar os alunos, os professores e principalmente a professara Rossana Rita Rivero de Oliveira, da Escola Municipal de Ensino Especial de Surdos Vitoria, no bairro Mathias velho, no municipio de Canoas/RS, pelo desenpenho e atenção, feito na semana das pessoas de necessidade especiais e inclusão social, que foi feita no municipio. Parabens a familia Vitoria...

Autor: luiz alberto bombardieri


29/08/2005

ajuda

olá pessoal, meu pai é deficiente auditivo, e eu morro de vontade de aprender conversar com ele, saber os sinais certos, libras, se alguém tiver algum material pra me mandar q possa me ajudar eu agradeço muito muito.Abraços, e conto com a ajuda d vocês...

Autor: maithe


24/08/2005

Muito Legal

Olá pessoal, passei somente para parabenizá-los por este site fantástico, sou ouvinte mas amo os surdos, sou estudante de libras e amo esta linguagem. Um abraço a todos e sejam felizes !!!

Autor: Isaias


22/08/2005

ESTOU

Conheci este site por acaso, mas fiquei maravilhada! Sempre admirei os susrdos-mudos e após mta. procura encontrei uma escola para aprender libras. Estou na minha 2ª aula, mas já aprendi mto. Quero poder ajudar de alguma forma, sou advogada por formação, mas trabalho como funcionária pública e pude perceber como às vezes os deficientes são tratados e mtas vezes, com razão, ficam nervosos.
Gostaria de me corresponder com surdos-mudos, para assim poder direcionar meu trabalharo e saber onde posso ser útil.
O site é maravilho.
cyntiaa@bol.com.br

Autor: cyntia


19/08/2005

Congratulações!

Parabéns! O site é fantástico! Faço pesquisa via Língua de Sinais e encontrar um site como esse é simplesmente um bálsamo para mim!

Autor: Alline Andrade


19/08/2005

PARABÉNS!!!

Sou estudante universitária, curso de Tradutor/Intérprete, UNINOVE, campus Memorial, Barra Funda, São Paulo, SP. Desde criança tinha interesse pela prática de comunicação com os deficientes auditivos. E somente agora, na graduação, prestes a concluir - no ano que vem - quero me aprofundar no assunto. Na semana passada uma de minhas professoras, que nos orientará em um dos trabalhos para conclusão do curso, solicitou um tema/assunto para nosso glossário que deverá conter 500 palavras, em Inglês e com suas respectivas traduções e definições. Por ser um trabalho longo e que necessitará de muito empenho, decidi fazer um glossário sobre Libras. Na verdade, ainda nem tenho uma idéia "concreta" de como fazê-lo, mas como gosto muito do assunto e pretendo ser uma Intérprete de Libras, gostaria de receber alguma ajuda, se possível. Descobri esse site por um acaso: Google. Já circulei por ele e descobri tantas novidades... Parabenizo-os pelo site, pela ajuda que presta aos que necessitam e espero que possamos de alguma maneira ajudar mais e mais as pessoas pelo mundo...
No aguardo de um breve contato, recebam meus cumprimentos.
Magda
magfar@superig.com.br


Autor: Magda de Farias


16/08/2005

Estou encantada!

Estou cada vez mais encantada com este espaço muito bem planejado.Leio e releio as história,esperiências,dramas,protestos,dificuldades...e cada vez mais tenho a certeza que isto vem contribuindo de uma maneira muito positiva em minha vida.
Gostaria de sugerir que as pessoas apenas deixassem sues e mail para que nós pudessemos fazer outros contatos.Um grande abraço a todos!

Autor: Lúcia


09/08/2005

Olá amiguinhos!

Meu nome é Gustavo, eu sou surdo-mudo, eu tenho 16 anos e eue falo 7 línguas: português, linguagem de sinais, espanhol, francês, inglês, italiano e alemão. Eu estudo na 8a série. Eu gosto de fazer amigos, estudar, conversar com meus amigos, viajar. Eu detesto as pessoas más e as pessoas que não têm respeito, eu prfiro as pessoas gentis.

Tchau!

Gustavo

Autor: Gustavo Benedito


07/08/2005

" Juntos, unidos, ouviremos"


É de grande paixão pela LIBRAS que estou em minha cidade fazendo serviços voluntários para os deficientes auditivos. É um grande prazer atuar junto a eles, mesmo proque cabam me ensinando muito.
Sou Professora de Pedagogia e Psicóloga, mas minha forma de ver o mundo transformou a partir da hora que resolvi me dedicar aos surdos, e por fim reconhecer que todos nós somos iguais mesmo no silêncio da vida.
Tenho alguns materiais sim e poderia destinálo aos interessados neste forum do site, pois fico muito orgulhosa por saber que não estou sozinha nesta causa. Parabéns ao programa Mãos de anjo".

"Juntos, unidos, ouviremos"

Elizabeth Bastos

Autor: Elizabeth Bastos


02/08/2005

** Brasileiros Ilustres **


Bom assim como muitos quais ainda não conhecemos, estão com a mesma intensão do visitante deste ilustríssimo SITE de Libras, que é o Marcelo (abaixo), onde procura com sua determinação e´compaixão, aprender os sinais para poder ajudar e se comunicar com seu parente deficiente auditivo.
Parabéns para ele e para TODOS os BRASILEIROS ILUSTRES que demonstram tal coragem de fazer do nosso país um Brasil mais digno e sem discriminação.

marcelsp@saci.org.br

Autor: Marcel de Almeida


30/07/2005

Quero Aprender

olá pessoal gostaria de aprender a se comunicar com os deficientes auditivos, tenho um primo com essa deficiencia e toda vez que vejo ele, não consigo entender nada, queria qualquer ajuda, pois vou me esforçar ao máximo para aprender e poder conversar com ele.

Autor: Marcelo


27/07/2005

*** Mãos de Anjo ***

Olá à todos os visitantes e à toda excelentíssima Equipe Dicionario Libras.

Nossa empresa está executando um grande Programa e Projeto denominado de Mãos de Anjo, onde tem total apoio à comunidade Surda. Pessoas especiais como VOCÊ, que está lendo e tbm tem grande estima por essas pessoas e deseja cordialmente dedicar algum "tempinho" solidário para com este Projeto, envie um e-mail dizendo como deseja apoiar e porque.
Aguarde e receba a resposta posteriormente . Seja Bem Vindo!
Vamos dar á essas vidas silenciosas a verdadeira dignidade entre a sociedade brasileira. Nossa Equipe está de prontidão, esperendo material didático, multimídia ou apenas a sua intenção solidária, para assim terminar mais um projeto de bem.
Um Abraço,
marcelsp@saci.gov.br

Autor: Marcel


26/07/2005

*** Mãos de Anjo ***

Olá à todos os visitantes e à toda excelentíssima Equipe Dicionario Libras.

Nossa empresa está executando um grande Programa e Projeto denominado de Mãos de Anjo, onde tem total apoio à comunidade Surda. Pessoas especiais como VOCÊ, que está lendo e tbm tem grande estima por essas pessoas e deseja cordialmente dedicar algum "tempinho" solidário para com este Projeto, envie um e-mail dizendo como deseja apoiar e porque.
Aguarde e receba a resposta posteriormente . Seja Bem Vindo!
Vamos dar á essas vidas silenciosas a verdadeira dignidade entre a sociedade brasileira. Nossa Equipe está de prontidão, esperendo material didático, multimídia ou apenas a sua intenção solidária, para assim terminar mais um projeto de bem.
Um Abraço,
marcelsp@saci.gov.br

Autor: Marcel


26/07/2005

A CAMINHO DA EVANGELIZAÇÃO

Olá amigos gostaria de saudar toda a comunidade de deficientes auditivos, em especial a comunidade da Paróquia de Santa Júlia, localizada na cidade de João Pessoa-PB, onde participo e faço o curso de linguagem de sinais que visa a comunicação com os deficientes auditivos em nossa sociedade e também a evangelização daqueles que necessitam da interpretação através dos sinais.
Se você quiser conhecer mais nosso processo de evangelização através dos sinais é só participar da Missa na Paróquia de Santa Júlia todos os domingos às 17:00 hrs.
Obrigado!!!
Um grande abraço!!!
Sue Helen Costa.

Autor: Sue Helen dos Santos Costa


20/07/2005

** MENSAGEIRO **


* Parece muito intragável qdo. eu lembro de quando conheci o meu Anjo da Guarda, muito mais para quem eu menciono que realmente o conheci...mas ele veio e entrou em minha vida desde os meus 14 anos, então desde então eu o vejo, converso e trocamos muitas idéias e sabedorias sobre a vida. Pois é, estou com ele me ensinando há dois anos a Faculdade da Vida e atualmente ele me orienta para ajudar ás pessoas surdas, por isso já saí de São Paulo e agora estou em outro estado, onde nada de tão bom acontecia para a comunidade surda, mas agora eu estou aki para fazer da vida deles o melhor evento e com muito trabalho e investimento ao rumo de uma grande conquista para ELES, eu espero contar com outras pessoas, quais puderem me enviar documentos de Leis, albuns digitais, cartilhas, enfim, Estou numa busca pelo trajeto de ajudar centenas de vidas silenciosas, mas muito especiais para Deus e para mim.
Um abraço à todos os visitantes .
Abraço ao Augusto por kual ainda espero sua msn de resposta... E dois abraços e beijos para Raquel intérprete ouvinte e para Reinoldo facilitador de LIBRAS do Acre.

Marcel de Almeida
rescue.bombeiros@bol.com.br

Autor: MARCEL de ALMEIDA -- SP/AC


19/07/2005

"O interprete e o surdo"

Meu nome é David menoncelo, tenho 16 anos, e sou interprete à 1 ano e 2meses. Minha vida com os surdos não é bem social, pois me sinto tímido perto dos surdos, por exemplo conheço apenas 5 surdos, entre eles 2 são meus amigos.
Quando vejo surdos converçando nos trêns, ônibus entre outros sinto uma grande vontade de conhece-los, porém penso que poderam me rejeitar ou me tratar mal, mas sei que nem todos os surdos são assim!. Aprendo muito com eles! e os apóio em tudo os que diz respeito a sua convivência indiscriminável na "sociedade". Já deixando meu recado...vc surdo, gostaria de ter uma amizade legal com vc! moro em São Paulo-sp(Perus).Meu e-mail:david.menoncello@hotmail.com

Autor: David Menoncello


14/07/2005

"O interprete e o surdo"

Meu nome é David menoncelo, tenho 16 anos, e sou interprete à 1 ano e 2meses. Minha vida com os surdos não é bem social, pois me sinto tímido perto dos surdos, por exemplo conheço apenas 5 surdos, entre eles 2 são meus amigos.
Quando vejo surdos converçando nos trêns, ônibus entre outros sinto uma grande vontade de conhece-los, porém penso que poderam me rejeitar ou me tratar mal, mas sei que nem todos os surdos são assim!. Aprendo muito com eles! e os apóio em tudo os que diz respeito a sua convivência indiscriminável na "sociedade". Já deixando meu recado...vc surdo, gostaria de ter uma amizade legal com vc! moro em São Paulo-sp(Perus).Meu e-mail:david.menoncello@hotmail.com

Autor: David Menoncello


14/07/2005

Adorei o site!

Olá! meu nome é Lúcia Baldez,sou filha de pai surdo,mas moramos em casas separadas desde a minah infância,portanto não pude aprender libras como desejaria,mas é aqui neste maravilhoso site que visito com frequência regular que tiro algumas dúvidas.Sou apaixonada por libras e agradeço muito ao idealizador desta grande ferramenta de difusão e suporte para aqueles que adimiram e os que precisam aprender esta língua.
Muito obrigado a todos vocês!

Autor: Lúcia Baldez


13/07/2005

nota 10 e 10º CONASI

inteligente,criativo e eficaz,nao tenho adjetivos para espressar as riquezas desse sitio.informo que nos diaS 11 a 14 de novembro de 2005 estaremos realizando em petropolis o congresso nacional adventista dos surdos e interpretes.aguardem maiores informaçoes.um abraço a toda a comunidade,professores estudiosos,interpretes e principalmente os surdos do meu Brasil.o ouvir e percebido no coraçao.beijos

Autor: madson ferreira de souza


13/07/2005

Dúvidas

Olá, primeiro gostaria de dar os parabens pelo site, que por sinal é um dos mais completos em sinais! Tenho 21 anos e estou aprendendo libras a 1 ano, de vez em quando surgem sinais novos para mim e mesmo tendo alguns amigos que sao surdos, as vezes eles tambem nao conhecem tais sinais. gostaria de saber se existe alguma pessoa que possa tirar essas duvidas, talvez disponibiliza-se um e-mail para envia-las! Obrigado!

Autor: Sherman Douglas Colasso


04/07/2005

Por Favor

Olá pessoal, eu estudo educação física e trabalho com integração com crianças com deficiencia fisica, mas eu gostaria tambem de estar trabalhando com crianças com deficiencia auditiva e gostaria de estar prdindo a ajuda de voces para que alguem me indicasse onde eu poderia estar fazendo uma especialidade em libras.

meu nome é Márcio
e meu e-mail é
marcioblackboy@hotmail.com

Autor: Marcio Xavier


01/07/2005

www.portalmobilidade.com.br

O Portal Mobilidade nasceu da parceria entre o escritório de arquitetura Mobilidade Arquitetura, o estúdio de desenvolvimento WEB ASPBRASIL e profissionais relacionados à área de deficiência física.
Com o objetivo de centralizar informações relacionadas a esta deficiência, o site traz artigos, notícias, eventos, leis e normas.
Dessa forma, o Portal Mobilidade presta um serviço de orientação e concientização amplo.

Visite nosso site, faça sugestões e participe. O endereço é www.portalmobilidade.com.br

Obrigada.

Autor: Portal Mobilidade


24/06/2005

ESPAÇO PARA MULHERES ...

Olá Pesoal,

Gostaria de convidar todos para conhecer o Espaço Mulheres D.A./Surdas , no qual podemos trocar idéias , informacoes sobre projetos de leis , propostas e assuntos sobre surdez.

Nosso Espaço fica na Av. 9 de Julho 4.109 proximo av. Brasil . - jardim paulista

Espero por vcs lá, todas quintas feiras das 14 as 17 hrs .

Obrigada

Salete Neves

Presidente


Autor: SALETE NEVES


14/06/2005

NEOGILDO

Ao senhor Neogildo Clemente o que posso dizer é que estas queixas de pais de alunos surdos são uma constante em minha vida profissional,pois dependendo da idade da criança há um repertório específico e com o passar dos anos a falta de comunicação será um agravante muito sério em suas vidas.Pare e comece a pensar como o seu filho se sente em relação a comunicação realizada em casa,onde a maioria da familia convesa animadamente,discutem problemas que envolvem a todos e seu filho fica apenas vendo os lábios dos familiares movendo-se realmente é constrangedor para ele e para vocês que são interrompidos por ele para explicar do que se trata. Agora veja, só pelo fato de seu filho estar sendo apresentado a LIBRAS,já houve um distanciamento entre vocês então meu conselho é que o senhor e sua família aprendam a Libras para que haja uma família de verdade,pois hoje pode ser que sua família ainda esteja tendo condições de acordos ou tentivas de comunicar-se por mímicas( o que não condeno no início do processo de aquisição de linguagem,mas depois cuidado),no entanto é o que falo aos pais dos meus alunos:"Hoje eles são novos e ainda caminham sob seus comandos,mas como todo filho, eles também irão crescer e os problemas sociais que temos nas grandes cidades nos afastam dos filhos e no final sempre fica uma lacuna nesta família,e espaço aberto é ótimo para que pessoas nefastas apropriem-se deles". Por isso deixe de lado a timidez,a fala constante e marcante de que esta língua é difícil e vá à luta em nome e amor de seu filho .Vamos pensar diferente e se de uma hora para outra o senhor precisasse ir trabalhar no Japão?O que faria para sobreviver e ter progresso profissional?

Pode ver que é basicamente o mesmo processo são pessoas que vivem sob o mesmo teto e falam línguas diferentes um já foi aprender,agora só falta o grande passo que vocês darão rumo a um futuro de paz em casa garantindo que seus princípios e valores sociais sejam passados em igualdade a todos os filhos.Inclusive só se aprende uma língua utilizando-a ou continuamente, então porque vocês não tentam procurar grupos de surdos que reunam-se em igrejas, associações, etc... e passe a conviver com eles e aprender a cultura do surdo que não é igual a nossa e com o passar do tempo o senhor conseguirá perceber isso e também entendê-los melhor. Gostaria de saber qual é a sua cidade,a idade de seu filho,tipo de lazer desenvolvido pela família e assim poderia ajudá-lo melhor.Espero ter podido auxiliar um pouco e em caso de necessidade escreva novamente.Obrigada por confiar em mim sem me conhecer profundamente,mas pode ter certeza o senhor não está sozinho na vida saiba que muitas pessoas estão ao seu lado é só olhar ao redor.Tenha força e coragem seu filho é a maior graça de sua vida !!!! Boa noite e até breve. Atenciosamente Elenice.




Autor: ELENICE


14/06/2005

NEOGILDO

Ao senhor Neogildo Clemente o que posso dizer é que estas queixas de pais de alunos surdos são uma constante em minha vida profissional,pois dependendo da idade da criança há um repertório específico e com o passar dos anos a falta de comunicação será um agravante muito sério em suas vidas.Pare e comece a pensar como o seu filho se sente em relação a comunicação realizada em casa,onde a maioria da familia convesa animadamente,discutem problemas que envolvem a todos e seu filho fica apenas vendo os lábios dos familiares movendo-se realmente é constrangedor para ele e para vocês que são interrompidos por ele para explicar do que se trata. Agora veja, só pelo fato de seu filho estar sendo apresentado a LIBRAS,já houve um distanciamento entre vocês então meu conselho é que o senhor e sua família aprendam a Libras para que haja uma família de verdade,pois hoje pode ser que sua família ainda esteja tendo condições de acordos ou tentivas de comunicar-se por mímicas( o que não condeno no início do processo de aquisição de linguagem,mas depois cuidado),no entanto é o que falo aos pais dos meus alunos:"Hoje eles são novos e ainda caminham sob seus comandos,mas como todo filho, eles também irão crescer e os problemas sociais que temos nas grandes cidades nos afastam dos filhos e no final sempre fica uma lacuna nesta família,e espaço aberto é ótimo para que pessoas nefastas apropriem-se deles". Por isso deixe de lado a timidez,a fala constante e marcante de que esta língua é difícil e vá à luta em nome e amor de seu filho .Vamos pensar diferente e se de uma hora para outra o senhor precisasse ir trabalhar no Japão?O que faria para sobreviver e ter progresso profissional?

Pode ver que é basicamente o mesmo processo são pessoas que vivem sob o mesmo teto e falam línguas diferentes um já foi aprender,agora só falta o grande passo que vocês darão rumo a um futuro de paz em casa garantindo que seus princípios e valores sociais sejam passados em igualdade a todos os filhos.Inclusive só se aprende uma língua utilizando-a ou continuamente, então porque vocês não tentam procurar grupos de surdos que reunam-se em igrejas, associações, etc... e passe a conviver com eles e aprender a cultura do surdo que não é igual a nossa e com o passar do tempo o senhor conseguirá perceber isso e também entendê-los melhor. Gostaria de saber qual é a sua cidade,a idade de seu filho,tipo de lazer desenvolvido pela família e assim poderia ajudá-lo melhor.Espero ter podido auxiliar um pouco e em caso de necessidade escreva novamente.Obrigada por confiar em mim sem me conhecer profundamente,mas pode ter certeza o senhor não está sozinho na vida saiba que muitas pessoas estão ao seu lado é só olhar ao redor.Tenha força e coragem seu filho é a maior graça de sua vida !!!! Boa noite e até breve. Atenciosamente Elenice.




Autor: Ao senhor Neogildo Clemente o que posso dizer é que estas queixas de pais de alunos surdos são uma constante em minha vida profissional,pois dependendo da idade da criança há um repertório específico e com o passar dos anos a falta de comunicação será um


14/06/2005

Libra/Família


Neogildo, converse com a direção da escola onde seu filho está aprendendo libras, veja se existe a possibilidades de formar um grupo de pais interessados em aprender libras tambem e se a escola pode estar ensinando tambem os pais. Você conseguirá depois de um bom diálogo com a escola.

Boa sorte.

Nadir Lima


Autor: Nadir Lima


12/06/2005

Libras/família

Tenho um filho com deficiência auditiva, ele está no colégio aprendendo libras, mas a grande dificuldade passou a ser nosso, pois o que ele aprende nós não conseguimos entender, pois não temos nenhuma preparação sobre libras, fica complicado essa troca de conhecimentos. Gostaria de alguma informção sobre o assunto.

Autor: neogildo clemente


12/06/2005

Solicitacao

Desejo receber mens. deste topico em me e-mail.. Obrigada

Autor: SILMRA tORRES


16/05/2005

Alegria ao ler!

Olá pessoal,sou professora de surdos em São Paulo (EMEE Anne Sullivan),sou professora há 24 anos, mas trabalho apenas com surdos há 17.Fiquei feliz ao ler todos os depoimentos críticas pedidos de socorro,etc... Gostaria de dizer aos professores que nunca trabalharam com surdos que tenham calma o aluno surdo é apenas uma pessoa que irá ver o seu desespero ao tentar comunicar-se e tentará auxiliá-lo,pois o interesse em estudar é muito maior que sua dificuldade em entender o que estamos falando.Deixe que a mágica do amor faça o seu trabalho e verás que trabalhar com surdo não é tão difícil assim,basta demonstrar seu carinho e sua verdadeira face,pois aprendi com meus alunos a ler a alma e não apenas o que é visível.
Quanto a Libras acho que o Brasil possui leis apenas para dizer que alguém trabalhou,mas não vejo a concretização das mesmas.
Onde estão os interpretes que a lei que reconhece a Libras como idioma dos surdos,e que exige a presença de interpretes em locais públicos,escolas,etc cita?Então enquanto o governo pensa em uma "pseudo inclusão",esquece de cumprir uma luta dos surdos que acompanho de perto desde !992 no I Congresso de Educação Especial.
Para contato com surdos,ouvintes,ou a quem possa interessar é elenicesantos@ig.com.br, elenicedosantos@bol.com.br
Para todos um beijão.


Autor: Elenice dos Santos


14/05/2005

surdez

Adorei este site sobre deficiência auditiva. Gostaria de receber auxílio sobre este aspecto, pois nosso Centro de EJA é inclusivo e temos bastante adultos com essa deficiência.

Autor: Leni Moura Coelho


04/05/2005

ADOREI CONHECER ESSE SITE!

Sou pedagoga licenciada em educação especial(deficiência mental) pela UERJ.
Trabalho na ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA:Rua Mariz e Barros,415 c/7,Tijuca RJ.
Estou me iniciando no aprendizado de LIBRAS e foi com muita alegria que descobri esse site após pesquisa no Google!
Infelizmente não consegui instalar o CD-ROM do INES, nem pude ver a execução dos sinais em vídeo.Mas graças à Deus, consegui encontrar esse site e estou aprendendo bastante!Espero que possa aprender cada vez mais sobre LIBRAS!Como nossa escola atende a portadores de deficiência múltipla, gostaria de informações a respeito de alfabetização de surdos portadores de outras deficiências: mental e/ou física, pois está crescendo a procura dessa clientela por nossa escola!A quem puder colaborar, desde já eu agradeço!Meu email é:erika_namaste@yahoo.com.br

Autor: ERIKA LOPES EMRICH PORTILHO


26/03/2005

Esperança

"Naquele tempo...destapar-se-ão os próprios ouvidos dos surdos... e a língua do mudo gritará de júbilo." (Isaías 35:5,6) Essa é a vontade de Deus que em breve vai se cumprir.

Autor: Sol


02/03/2005

Por favor me ajudem

Amigos, Sou professor para alunos de I a IV e nunca tive alunos com essas necessidades, e nesse ano estou tendo dois alunos que necessitam, que eu aprenda a linguagem de libra e encontre mais materias, ah para facilitar sou professor dos mesmos só na disciplina de Língua Portuguesa.

Atencipadamente agradeço


Autor: Jazon Pereira


26/02/2005

Natalia

Natalia,
por favor, nunca use o termo surdo-mudo. Ninguém é mudo, se a pessoa não fala é por não ouvir, mas não é nada orgânico.



Autor: Roseli


25/02/2005

Depoimento

Bom Dia! Boa Tarde! Boa Noite!
Sou professora de teatro, curso o 2° período de Pedagogia.
Em outubro de 2004 fiz uma viagem para Curitiba, e nesta viagem conheçi um rapaz chamado ROGINALDO que é surdo e mudo, apartir daí começei a me interessar pela libras,e tenho vontade de "brevemente" me tornar uma interprete.
Agradeço a Deus por abençoar o "homem "que fala com as mãos.


Autor: Natália


25/02/2005

novas aprendizagens

oi! este site é maravilhoso pois nele temos a possibilidade de estar a par de tudo relacionado a libras.
sou estudante do 4° periodo de psicologia e fico surpreendido ao saber que pelo menos aqui, nao ha um suporte para pessoas portadoras de necessidades fonoauditivas(psicologos) em teresina.
o meu interesse iniciou por volta de um ano e depois de muita procura encontrei no SENAC-PI o curso.estou mergulhando nesse maravilhoso mundo, que tem muito a nos ensinar.
o mais relevante a se dizer é que com o surgimento do curso há varios profissionais começando a se enteressar no assunto.
e mal terminei ja estou ansioso pelo curso de nivel intermediario...avançado...e futuramente interprete de libras.
muito obrigado!!!!!

Autor: Danilo carvalho de sa


24/02/2005

icalima@hotmail.com

esse site e 100 sou evangelica e pretendo aprende para ser interpreti na minha igreja e tambem me comunica com todos os surdos que encontyra na rua, e esse site me proporciona que eu não fique na mão. vocês estão de parabens!!!!!!!!!!!!!!!

Autor: Taysa Lima Rodrigues


18/01/2005

libras

Sou estudante de pedagogia, e preciso desenvolver um projeto no qual foi proposta um situação em que preciso desenvolver a eficiencia da criança em leitura e escrita, entretanto, na turma em questão tem uma criança com deficiencia auditiva, como poderia desenvolver este trabalho, uma vez que, não tenho nada sobre libras.

Autor: Raquel


17/10/2004

COMUNICAÇÃO: O efeito da LIBRAS!

Olá! À todos! Para mim é motivo de alegria participar, assim como todos que já participaram. Sou Intérprete da LIBRAS e Estudante do curso de FONOAUDIOLOGIA, aqui em João Pessoa-Paraíba. Transmitir com a LIBRAS, é o mesmo que expressar vida com as mãos e com as expressões e o corpo. Desejo que o Senhor Jesus esteja derramando uma chuva de bençãos sobre as vidas dos surdos e intérprete e demais da área da surdez, saibam que todos vocês foram escolhidos por Deus para transmitir o grande AMOR, o qual nunca houve igual. Ass: Pedro Junior!

Autor: Pedro Luiz Junior


13/10/2004

Comunidade Surda

Olá, espero que esteje tudo bem com voces! Gostaria de parabelizar, este importante site, que é de grande ajuda para as pessoas ouvintes e as pessoas surdas. Quero disser que ninquem tem algum tipo de problema por querer, tendo o problema, tem que se achar a melhor forma de contorna-lo. Sou ouvinte, mas estou fazendo um curso de Libras na Escola Vitória, no bairro Mathias Velho- Canoas/RS. Já aproveitando o espaço, gostaria de dar meu abraço a diretora Mari, instrutoras Carla e Erika e um beijo especial a professora Rossana...

Autor: Luiz Alberto Bombardieri


10/10/2004

Parabéns!!!

Olá, vocês estão de parabéns, este site é muito bom, quero dizer que já aprendi a falar um pouco a língua de sinais através deste site, se vcs puderem me ajudar com algo mais agradecerei pois um dos meus maiores sonhos é aprender essa língua, mandem-me e-mails ficarei agradecida...

Autor: Jeane


30/09/2004

PASTORAL DOS SURDOS NA BARRA DA TIJUCA - RJ

Estamos iniciando um belo trabalho dirigido a surdos e ouvintes interessados no apoio à surdos e suas famílias. Estamos nos reunindo todos os domingos às 16:30h. e participando da missa às 18:30h. O local é a Igreja de Santa Rosa de Lima (R. Jornalista Ricardo Marinho, 301 - Na AV. das Américas próximo ao Shopping Barra Garden). Seja muito bem vindo!Envie seu comentário para meu e-mail. Que Deus te abençoe!

Autor: Seminarista Jefferson


16/06/2004

socorro!!!!!

esse site é 10.mas gostaria de saber se alguem aí sabe bem sobre como dar aulas p/crianças com esse tipo de deficiência. Quero ser pedagoga será que tendo o curso de libras ficaria +facil conseguir traballho? TEM ALGUM LUGAR AQUI EM SERGIPE ONDE EU POSSA FAZER UM CURSO DE LIBRAS?

Autor: fabiane cagé


13/05/2004

quero Aprender!!!

Meu maior sonho nesses últimos tempos é aprender a linguagem dos sinais. Moro em uma cidade do interior (Aparecida) e aqui não há escolas de libras, a Apae da cidade não tem professor de libras e os alunos não ouvintes tem uma grande dificuldade porque ficam junto com os outros alunos, eles se comunicam por gestos e tentam ler os lábios, os pais tbm são despreparados para ajudar seus filhos...por isso gostaria tanto de aprender para poder trabalhar como voluntária novamente, ensinando as crianças e os pais... quem puder me patrocinar com algum curso mudaria a história de muitas crianças!!!

Autor: Mariana


11/05/2004

MÃE DE SURDO

Olá, Quero dizer que, adiquiri o cd, caça palavras, adorei o meu filho, meu marido, meu irmão, todos estamos nos divertindo muito com as brincadeiras, parabéns pelo material realmente é muito bom. ACONSELHO, você JORASE SLVA RODRIGUES, a adiquirir, que vai ajudar seu filhinho a aprender bastante coisa.

Autor: FRANCISCA OLIVEIRA INACIO


23/04/2004

MÃE DE SURDO DE 14 ANOS.

OLÁ JURASE SILVA RODRIGUES. quero lhe dizer que endendo perfeitamente suas dúvidas,já passei por isso,mas quero lhe falar que,procure o quanto antes melhor um lugar onde seu filho possa aprender língua BRASILEIRA de sinais,(LIBRAS)não só ele mas você e toda sua família, não tenha medo que ele não queira ser oralizado,entenda que no momento o mais importante é vocês ter contato com a língua materna do seu filho surdo. O oralismo ao meu ver é importante para o surdo, mesmo porque eles vivem em uma sociedade, onde a maioria é ouvinte. E da parte dessa sociedade são poucos os intereçados em si comunicar com nossos filhos. Se você pode pagar fono pague, hoje meu filho já estar com quase 15 ano de idade, eu não pude pagar fono e talvez niguém tenha e falado o quanto a fono seria importante na vida dele. Graças a DEUS, eu me dou muito bém com ele, tanto eu quanto o pai dele aprendemos nos comunicar atravez da LIBRAS, temos alguns projetos aqui na Cidade onde moramos, continuamos fazendo curso para nos aperfeiçoar cada vez mais, somos volutários. E hoje temos um filho adolecente feliz converssamos tudo atravez da LIBRA. E se temos esta felicidade hoje, é porque amamos e aceitamos o nosso filho ezatamente como ele é. BOA SORTE, QUE DEUS O PROTEJA E DÊ BASTANTE FORÇA, TENHA FÉ VOCÊ VENCERÁ. ABRAÇO. FRANCISCA OLIVEIRA INACIO.franca0708@ig.com.br

Autor: Francisca Oliveira Inacio


21/04/2004

PARABENS

GOSTEI MUITO, TANTO QUE QUERO MANTER CONTATO E RECEBER INFORMAÇOES SOBRE LIBRAS, QUEM TIVER SUJESTOES PODE ME MANDAR. CONTINUEM MELHORANDO.

Autor: TULIO ALVES DE LIMA


20/04/2004

Orientação para alfabetizar defiente auditivo.

Tenho um grande desafio! Alfabetizar uma jovem deficiente auditiva, sou professora, porém não tenho nenhuma experiência nesse assunto. Quem puder e quiser me ajudar com alguma dica, ficarei muito agradecida.

Autor: Aurea Rubia dos Santos Mendes


13/04/2004

quero manter contatos

gostei muito deste site pois além de ser adventista mostra doreal valor do surdo na siciedade e da sua comunicação no meio em que vivem. quero manter contatos com interpretes pois também sou interprete da APE E da igreja adventista do sétimo dia onde temos um ministerio abençoado por Deus. Caruaru-PE Que Deus vos abençõe!

Autor: laerte leonaldo pereira


08/04/2004

Mãe de Surdo

olá, tenho um filho de 14 anoa e Gostaria de parabeniza-los todos os que organizam este saite. hoje tive acesso as menssagens assim pude vê que como eu tem mas pessoas que faz trabalho voluntário, que bom aqui encontrei alguém para trocar ideias. meus parabens!!!. se alguém quiser entra em contato com migo, franca0708@ig.com.br

Autor: Francisca Oliveira Inacio


08/04/2004

Ministério de Libras

Sou lider do ministério de surdos de minha igreja. Gostaria de compartilhar com vocês minha felicidade em poder trabalhar com surdos. Mesmo sendo ouvinte, as vezes me coloco no lugar de uma pessoa com tal deficiência e fico me perguntanto... será que eu seria feliz como eles são... sinceramente, um exemplo de vida! Quem quiser conversar comigo, fico disponível, tiagoiuri@clik21.com.br . Abraços

Autor: Tiago Iuri


06/04/2004

Ensino de Língua Estrangeira

Gostaria de formar um grupo de debates sobre o ensino de inglês, francês e espanhol para alunos deficentes auditivos. Se você conhece sobre o assunto podemos dialogar. Queria muito poder contribuir para o conhecimento de uma terceira língua, mas na língua de sinais dos países de interesse. Mas aceito sugestões de trabalho mediado pelo LIBRAS. meu e-mail para contato até abrir uma sala ou grupo etel_monteiro@yahoo.com.br

Autor: etel monteiro


30/03/2004

ARTETERAPIA

Olá...Meu nome é Sandra.Estou fazendo a Formação em Arteterapia aqui em Recife e gostaria de saber se já existe algum trabalho análogo, feito com criança com deficiência auditiva. Agradeço a quem puder me responder.

Autor: sandra


26/03/2004

NA MAIOR DÚVIDA

Tenho um filho surdo com seis anos de idade, não fala nada, entretanto ainda tenho esperanças que ele ande fale. Mas a minha maior dúvida é, caso ele venha aprender os sinais de libras, ele terá algum interesse em oralizar? Por favor preciso de orientações, POIS ESTOU NA MAIOR DÚVIDA, sem saber o que é melhor para ele?

Autor: Jorase Silva Rodrigues


18/03/2004

Parabens

Não sou surdo e nem mudo, mas me interesso pelo assunto, pois acho que aprendendo um pouco da linguagem poderemos viver em um mundo melhor e sem esta separaão estúpida de pessoas! O Site está de parabens quem souber de outro poste aqui pois acho que assim será ótimo para todos nós!

Autor: Frederico


06/02/2004

QUERO MANTER CONTATO!!!

Paz do Senhor. Sou de Bauru, e este ano inicio faculdade de fono, sou interprete e gostaria muito de manter conatto com aqueles que já fizeram curso na FENEIS ou farão, também ouvintes e/ou surdos, queria muito manter contato. Queria participar de eventos e/ou trabalhos que tenham visão de inclusão de def. auditivos e outros na sociedade, por favor entrem em contato comigo: aressa_cris@yahoo.com.br Estarei orando por todos aqueles que têm esse ministério no coracão e aqueles que possuem def.auditiva. Deus abencoe e parabéns pelo trabalho.

Autor: Aressa Rocha


30/01/2004

Surdos em londres

Ola pessoal,gostaria de saber se voces conhecem algum D.A. em Londres,Inglaterra. Gostaria de ter algum contato,pois,sou interprete e busco ajudar os D.F. nessa terra.

Autor: elerson


07/01/2004

projeto de libras

meu nome é Talita, estou cursando o segundo ano do ensino médio, o tema do meu projeto será "libras", mas tenho poucas informações sobre libras. pesso encarecidamente que se alguem puder me ajudar ficarei muito grata, meu e-mail é talitacumi.macedo@bol.com.br obrigado!

Autor: Talita macedo


27/12/2003

Por um futuro p/pessoas diferentes

Venho por meio desta, comunicar-lhes que tenho um projeto para ministrar aulas de dança de rua para d.a, espero um dia obter mais informações sobre este mundo tão interessante. Já fiz um curso de seis meses de duração e março próximo estarei iniciando o segundo nível do mesmo. Gostei de conhecer o dicionário pois me abriu a mente;obrigado.

Autor: Rodrigo A. de Lucena


25/12/2003

Ciências e biologia para surdos

Sou profa. e somente este ano entrei em contato com alunos surdos e libras. Muitas dificuldades são encontradas diariamente, mas, felizmente, são superadas. Fiz o curso básico de libras e meus alunos ajudaram muito. Gostaria de fazer contato c/ outros prof. da mesma disciplina (ou não) e alunos surdos ,para discutirmos sobre nossas dificuldades em sala e como solucioná-las. Mensagens p/ ruthpantoja@bol.com.br

Autor: Ruth


20/12/2003

Kardecista - doutrina espírita

Gostaria de saber quem tem alguns surdos que gostam praticar na doutrina espírita kardecista. Favor, sou kardecista surda angrense natural. gostaria trocar a informação com os surdos kardecista. Obrigada. Que Deus te abençoem. Andrea Giovanella

Autor: andrea giovanella


14/11/2003

nao é debate ..é um pedido

oi....eu estou organizando um trabalho de feira tecnica sobre deficientes, estamos fazendo uma revista....estou no primeiro ano e queria dicas e ajudas .se alguem que temha influencia nesse meio e puder ajudar doando reportagens, entrevistas e ate materiais adequados para deficientes...... obrigada... por favor entre em contato

Autor: Thaisa


26/10/2003

???

Queria saber o e-mail da Vanessa de OLiveira da Silva se possivel pois queria manter contato com ela pois tambem sou cristão e queria conhece-lá.

Autor: Thiago Fonseca Ribeiro


22/10/2003

Parabéns...

Muito interressante este espaço e bem aproveitado. Mas acho que deveria ter mais divulgação. PARABÉNS!!!

Autor: Thiago Fonseca Ribeiro


22/10/2003

Parabéns a todos ! ! ! ! ! ! ! !

Parabéns a todas as pessoas responsáveis por esse espaço, pois com certeza eles mereçem esse espaço, sou ouvinte, sou cristã dou aula pra crianças em minha Igreja e me interesso por demais em aprender essa linguagem pois tenho um interesse muito grande em ensinar a essas crianças a palavra de Deus e poder mostrar a elas o grande Amor que Ele tem por elas. Goataria de me comunicar com outras pessoas surdas ou que tenham o mesmo objetivo que eu, sou de São Vicente (litoral). Beijos Vanessa

Autor: Vanessa de OLiveira da Silva


16/10/2003

Respondendo para Maíra

Olá Maira! Respondendo à sua pergunta ,autorizo sim, que você utilize minha mensagem em seu jornal, pois acredito que através dele muitas outras pessoas poderão conhecer este espaço, tão importante para os surdos. Obrigada.

Autor: Cristina A.Braghetto Bezzerra


10/10/2003

Surdo tb é gente

Sou ouvinte e escoteiro, e fiz um curos de LIBRAS pelo moviemnto e agora organizei um para o meu grupo, os membros stou gortando muito. Acho muito importante essa sociabilização, pois tenho amigos surdo e ñ é devido a uma deviciencia que vamos exclui-los da sociedade. Carlos Eduardo P. Boller - RJ 1º GE - João Ribeiro dos Santos

Autor: kadu


10/10/2003

Surdo sim, mudo não

Luciana, O termo surdo-mudo não é usado há anos. Está totalmente errado dizer surdo-mudo, pois o indivíduo portador de deficiência auditiva é somente surdo, e embora a maioria não utilize a fala, não pode ser considerado mudo, pois organicamente tem condição de falar. Roseli Gonçalves do Espírito Santo

Autor: Roseli Gonçalves do Espirito Santo


08/10/2003

parabenização por este espaço.

parabenizo este espaço, porque existe uma forma de sudos se comunicarem, deixar seu protesto, escreverem aquilo que sentem.Eu concordo com muitas pessoas que deixaram seu protesto dizendo que, em mercados, hospitais, escolas,empresas etc. Deveriam ter intérpretes, pois fica muito difícil um surdo, um mudo se comunicar. Sou ouvinte, estou aprendendo Libras, sou cristã.Tento me comunicar com alguns surdos,mudos.Não é muito fácil mas, conseguirei.Talvez seja por isso, que não têm muitas pessoas que saiba Libras.

Autor: Luciana


08/10/2003

Curso de Libras

Olá pessoal sou monitor de informática e a um ano atrás fiz uma capacitação na Escola do Futuro USP, com os sinais básicos para atendimento a deficientes auditivos, a partir de então venho me dedicando ao assunto. Caso alguém saiba de um local onde possa fazer algum curso de LIBRAS, favor entrar em contado, (preferência na Zona Sul de SP SP), ou até mesmo algum site, pois tenho mais facilidade.

Autor: Edmilson F Nonato


06/10/2003

Oi, Cristina Ap. Braghetto Bezerra.

Sou estudante de Jornalismo e escrevo para o jornal da minha faculdade. Sou tbm guia de turismo e estou aprendendo libras p/ trabalhar com crianças. Mas gostaria de saber se vc me autoriza usar a sua mensagem em relação aos surdose os web sites, é o tema da minha próxima matéria no jornal! Desde já agradeço, Maíra!

Autor: Maíra Durães


06/10/2003

Psicólogo para surdos?

Olá amigos, sou psicólogo estou estudando LIBRAS com o intúito de poder disponibilizar-me para atender sudos. Vocês sabem me informar se existem psicólogos clínicos nas suas cidades? e-mail: elton.gurgel@bol.com.br

Autor: Elton Gurgel


05/10/2003

falta coisas e lugar escola

OlÁ meu nome É Adriana, sou estudante, tenho de fala muito impontante sobre na minha escola então escola estão faltando lugares ex:sala de danças, pintura laboratório,gremio,teatro,gremio para os professores,etc... Também está faltando para professores ensinar para os surdos, os surdos estaõ esperando!

Autor: adriana


30/09/2003

Trabalho língua de sinais

Meu nome é Eddy tenho 23 anos ,eu tenho trabalho aqui que aprender as pessoas homens e as mulheres também secretária tudo LíBRAS,Nós precisamos chamou que aconteceu aqui para o trabalho que pessoa o homem tem ouvir fiquei palestra também com o surdo ,o chefe não saber Líbras nada ,mas tem as pessoas LíDER seguro os homens e as mulheres que sabe libras muito bem que pessoa a maravilhosa eu esto muito abisma emoção e que vontade as pessoas igual o surdo também ouvir para libras.

Autor: Eddy Lamar Lima de Souza Santana


30/09/2003

precisa outro predio novo

OLâ meu nome è Douglas sou estudante daqui Pirituba eu estou falando sobre à escola de São paulo porque à escola é muito pequena porque tem não tem lugar para criancas brinca ex:

Autor: Douglas fernando garcia pereira


30/09/2003

mundo dos surdos

aqui ter na escola, os surdos gostaram muito da estudando. a professora precisou explicando para alunos era entender. as alunas queram futuro estudar de falcudade fez como. nòs gostamos muitos de feneis e surdos. os alunos precisaram ter responsabilidade è obecer para professoras. as alunas falaram: - muito parabèns para professora. aqui ter na escola muita bom. muito paz na escola 30/09/03

Autor: andreiaferreirasantana


30/09/2003

Surdo e inteprete

O professor ajudo esinar sinal inteprete, Os alunos aprendeu sinal pouco aceinte, não precisa precupe calma medo não descobra começou entender sinal, ouvinte conversado esqueceu não pode porque faltou sinal sempre gosta ouvinte esta bem!!!!!

Autor: jane Moura Bezerra Salvador


30/09/2003

Vida sou Surdo

Muito dificil do surdo, precisa intérprte na televisão, também intérprte trabalho , hospitais, supermercados, escolas colegial e faculdade etc. Nossa na escola ensinar as familias do ouvintes aprender a Libras futuro os alunos do surdo as libras,sempre quarta -feiras.

Autor: Danilo Miranda Garcia


30/09/2003

Minha vida

Meu nome Kevin tenho 18 anos,estudo na EMEE Profª Vera Lucia Apª Ribeiro. Eu estudo aqui 3 anos hoje estudo na 7º serie, eu vou explica sobre da minha vida.Porque eu vivo no orfanato não tenho família p/ cuidar de mim. Porque talvez eu e minha irmã vai mudar p/ outro lugar, não tenho dinheiro p/ conprar uma casa para morar porque eu recebor salário pouco. Também vc. precisar ajudar os surdos parar não usar drogas e roubos, também as famílias deles poder mandar ele p/ rua.

Autor: Kevin de Souza


30/09/2003

Informática para Deficientes Auditivos

Sou professora de informática educativa em uma escola especial para surdos. Utilizo a internet como um meio para tornar a leitura e a escrita interessantes e prazeirosas. Gostaria de sugestões de softwares ou sites para utilizar em minhas aulas ou mesmo sugerir aos meus alunos.

Autor: Roseli Gonçalves E. Santo


30/09/2003

orientação aos professores

A inclusão está aí, eu gostaria de ver todos os surdos nas escolas regulares interagindo com ouvintes, pois temos muito que aprender. Sou Fonoaudióloga e faço especialização em educação especial. No meu trabalho de conclusão de curso, além de algumas patologias do ouvido e falar tambem sobre a surdez, ainda farei orientação ao professor da rede regular que tem em sua sala aluno (s) surdo (s). Qual a orientação que você gostaria de acrescentar? Agradeço sua manifestação. Nadir Lima

Autor: Nadir Lima


29/09/2003

Musicalização

Olá a todos. Estou fazendo um estudo para compor uma monografia sobre a musicalização do Deficiente Auditivo. Gostaria de saber quem poderia participar deste meu estudo. Preciso fazer entrevistas a respeito. Preciso de umnúmero favorável para compor meu trabalho. Estudo na Escola de Belas Artes de Curitiba. Estou muito interessada não só por ser um trabalho da Faculdade,mas por que gostaria de quando acabar o curso, me dedicar nesta área. Tenho conversado com diversas pessoas e sei que são uma comunidade muito esquecida pela sociedade. > Abraços a todos. Anamaria >

Autor: Anamaria Martins Schneider


29/09/2003

O trabalho com o surdo.

Meu nome é Cristina. Trabalho há 14 anos da área da educação, e há 8 anos com educação de surdos, numa escola municipal no bairro de Pirituba, São Paulo. Quando descobri o website, informei aos meus alunos que este era o espaço que estava faltando para que eles pudessem expressar seus sentimentos e dificuldades. Somos alunos da EMEE Prof. Vera Lúcia Ap. Ribeiro e gostariamos de trocar informações com todos que, de alguma forma, estão em contato com as pessoas surdas.

Autor: Cristina Ap. Braghetto Bezerra


23/09/2003

Vida do Surdo

nome;Daniela Barbosa da Silva Sousa,Tenho 17anos e estudo na serié 6ª A na EMEE Profa Vera Lúcia Aparecida Ribeiro Ouvintes precisam respeitar surdo. Ouvintes não conhecem vida do surdo.Precisa interprete na televisão Importante intérprete no hospital, também médico. As pessoas precisa aprender LIBRAS. O munddo aprender Lingua de Sinais.

Autor: Danielabarbosadasilvasousa


22/09/2003

sou surdo

Meu nome é Diogo tenho 17 anos estudo.EMEE Professora Vera Lucia Aparecida Ribeiro.trabalho de ajudante geral há 11 meses. Eu acho que televisão precisa intérprete. -Importante trabalho e sálario para surdos. Hospital,bombeiro e policia precisa aprender libras para entender surdos. -Melhor as professoras ou os surdos ensina as pessoas ouvintes aprender libras. -Quando os surdos começa trabalho chefe não sabe libras e chefe precisa aprender mais. -Taxi nunca leva os surdos para casa e acha não quero ajuda os surdos porque não entende escrita. -Os surdos querem fazer colégio e faculdade. -Os surdos precisa aprender dirigir o carro, surdos são discriminados porque tem carteirinha livre no ônibus.

Autor: diogo do nascimento pinto


22/09/2003

OS Surdos Porque Importante de Intéprte.

Difícil para o surdo ver televião não entende,ler lábios porque falta na televião intéprete. nós surdo quando doentes é difícil, porque médico não conhece LIBRAS. Importante todas as pessoas aprenderem LIBRAS. Obrigado.

Autor: Uilson Gomes De Oliveira


22/09/2003

CURSOS SURDOS

Oi! Meu nome é Renata Guimaraes, sou surda , estudo em Pirituba. Dificil fazer curso só com ouvntes porque muita confusão melhor curso só com surdo. Quero coligal com surdos porque tem sinais

Autor: RENATA GUIMARAES


22/09/2003

obedecer importante interprete

Meu nome é Anderson tenho 17 anos Estudo no EMEE Prof Lúcia Ap Ribeiro. Sou é surdo o que vê televisão só ler lábios é muito chato, Porque pensei como é importante para o surdo o interprete precisa avisar as pessoas vamos protestar queremos interprete. As Surdos são inteligentes.

Autor: Anderson de Souza Silva


22/09/2003

Aconteceu na escola problema surdo

Meu nome é Platini tenho 17anos,estudo na 6ª série A na EMEE. Falta do intérpete para surdo na televisão. Pessoas sempre falar mas eu não ouviu sou surdo. Eu sonho que precisarei de intérpete na televisão é importante porque nós aprendemos mais. Precisa colegial para surdo,nós queramos mais grande escola.........

Autor: Platini Silva Matos Batista


22/09/2003

representando o conselho

Olá meu nome é Salete sou DEF. AUDITIVA, representante do conselho municipal da pessoa deficiente, gostaria de contar com opinioes e idéias de todos vcs para que podemos juntos lutarmos pela integracao dos def. auditivos dentro da sociedade, gostaria que vcs entrassem em contato comigo para realizar reunioes com objetivo de criar projetos de lei que visa valorizacao a favor do bilinguismo. salete meu email leteneves@hotmail.com

Autor: salete neves


19/09/2003

LIBRAS e outros

Arlete de Paula, sua revolta é válida e deve ser considerada por todos. As pessoas que aprenderam LIBRAS até hoje foram pessoas que se identificaram com Surdos, afinal nada é ou algum dia foi obrigatório, como uma matéria do ensino regular, mas estas pessoas devem respeit´-los. Sou Fonoaudióloga, trabalho com surdo desde que me formei, sempre fiz uso de sinais, aprendi com meus pacientes e alunos, pois sou professora tbm. e dei aula em uma escola de SURDO no MS. Depois fiz um curso com instrutores SURDOS desta escola, precisavamos de intérprete para praticarmos a inclusão no ensino regular; assim, até por falta de profissional e aceitei o desafio, me tornei inérprete. Hoje, morando no interior do estado de SP., Pirassununga, não temos intérpretes, aliás nem profissionais que se dediquem ao SURDo. Eu e uma amiga, pedagoga é que temos o conhecimento das LIBRAS, reabilitação e alfabetização de Surdos. Há uma APAE na cidade, esta atende os Surdos, onde são tratados como deficientes, a inclusão educacional, no mercado de trabalho e muitas vezes até social é muito pequena. Trabalhei lá no último ano, hoje estou desempregada porquê lutei para mudar o método reabilitatório de lá, é puramente oralista. consegui dar aulas de LIBRAS em um curso de Comissário de Bordo, acho que o único do Brasil, daqui para frente as empreses devem contratar pessoas habilitadas a atender pessoas como você. Não me vejo toando olugar de ninuém, mesmo porquê aqui não tem um Surdo habilitado para tal; vejo que estou divulgando e defendendo os interesses dos Surdos e a sua comunicaçào. Não quero mais saber, como sempre vejo e a experiência mostar, os SURDOS evitando lugares púlicos porquê as pessoas não entendem, ficam olhando a sua maneira de comunicar-se e até rim deles. Minha intnção é que amanhá voces possam entrar na loja e comprara sem constragimento e dificuldade. Nós desejamos que o país fale em LIBRAS. Fique tranquila, seu espaço ninguém vai tirar, seja competente e realize suas conquista

Autor: Maira Cristina Soares


10/09/2003

Surdo x mudo......Apague esta idéia.

Sou professora formada, e tenho especialização em educação para surdos, na FEEVALE, faculdade do RS. Trabalho e alfabetizo crianças surdas há 8 anos. Estou no magistério há 16. Realmente me realizo com educação de surdos. Tenho pleno conhecimento da Língua Brasileira de Sinais.(LIBRAS) Se puder em algum momento auxiliar alguém, entre em contato. deiseak@ubbi.com.br

Autor: deise Schüler


10/09/2003

maravilhada

é verdade , estou maravilhada com este novo mundo, que esteve sempre tão perto de mim e eu não o enxergava... estou maravilhada pela amplidão da comunicaçao entre os seres, mesmos os limitados de algum sentido... há comunicaçao!!!! e de forma maravilhosa,o corpo todo fala, são expressoes faciais, gestuais que vão alem de sinais, é como se a emoçao fosse aflorada o tempo todo... estou fazendo um curso pela prefeitura de sp com o João 369 , estou adorando...deixo aqui o meu agradecimento e espero aprender muito, porque sinto, um dia Deus irá me usar... para me comunicar com tudo o que ele me deu, mãos, rosto, corpo... mesmo sem uso dos sons... que as vezes, ou melhor, agora, percebo ser secundário, quando a vontade de se dizer algo é real, mais real do que sons emitidos. Estou maravilhada !!!!!

Autor: Ana Paula Rodrigues de Andrade


30/08/2003

cursos de líbras

Eu e minha esposa estamos muito interessados em aprimorar nosso conhecimento de líbras,visto que já trabalhamos voluntariamente com surdos.Por isso, gostaríamos de esclarecimentos sobre cursos,seja da Feneis ou outros.desde já sou muito grato.

Autor: Clesio Pereira da Silva


30/08/2003

PASTORAL COM SURDOS EM OSASCO

Atenção surdos !!! A paroquia São Paulo da Cruz em Osasco, possui atividades para surdos venha nos visitar e conhecer o nosso trabalho. Nossas Programações: 4º feira - Toda 1º e 3º quarta feira do mês é missa. 5º feira - Grupo de Oração às 20:00 Toda 3º quinta feira do mês é missa. 6º feira - Missa às 15:00 1º Domingo - missa às 10:00 2º Domingo - missa às 07:00 3º Domingo - missa às 10:00 4º Domingo - missa às 18:00 Todas as missas teremos intérpretes da LIBRAS Paroquia São Paulo da Cruz Rua: Imperatriz, nº 113 CEP: 06130 - 030 Bairro: Jardim Santo Antonio - SP Ônibus: 001 - Veloso ( Via Analice) 007 - Veloso ( Via Analice) 028 - Veloso ( Via Analice) 033 - Sto Antonio 244 - Sta Teresa ( novo Horizonte) ATENÇÃO: Se a sua igreja tem a Pastoral com surdos por favor entre em contato conosco para que possamos, conhece - los e cadastrar a sua Pastoral juntamente ao coordenador Estadual da Pastoral com surdos - Rogério T. Boquetti, maiores informações ligue e/ou mande nos um e - mail: Marciel Alves Telefones:(0**11) - 3691 92 04 res 9454 02 57 cel E -mail: marciel_surdos@yahoo.com.br minterprete@hotmail.com

Autor: Marciel Alves da Silva


27/08/2003

Não suporta

Estou cansada de saber em todas as pessoas aprendam comigo sobre Libras que contam os nomes dos ouvintes dão dando aulas e querem eu prostetar. Se a lei permitiu, só os surdos melhores ainda porque têm muitas expressões proprios e os ouvintes não. Sou surda, explico bem como é o caso, estou estudando em pedagogia e tenho mais de doze anos que dou aula. O que eu faço e fiquei sabendo que moça nunca fez o curso de Libras é só aprendeu com os surdos, é interprete , dar as aulas em particulares e vai começar dar as aulas gratis na escola publica para os surdos e os pais. Como poderá? Obrigado, ajude-me, por favor...

Autor: arlete de paula


25/08/2003

Musicalização do deficiente auditivo

Sou aluna do Belas Artes, estou fazendo ou melhor, tentando fazer uma monografia sobre este tema. Estou pesquisando, mas não consigo material sobre este assunto que tanto me interessa. Meu professor quer que eu fundamente cientificamente o assunto, mas devido a não achar bibliografias a respeito estou tendo dificuldade. Gostaria de saber se alguem pode me ajudar de alguma forma. Estou participando como ouvinte de aulas de fonética rítmica em uma escola especial aqui em Curitiba, mas esbarro nesta fundamentação científica.Conto com ajuda de alguem de vocês pois é um assunto que sempre me interessou e agora ainda mais. Abraços a todos e parabéns pelo site. Anamaria

Autor: Anamaria Schneider


22/08/2003

SUGESTÃO

Gostaria de sugerir as pessoas que comentam neste mural a colocarem e-mail para futuros contatos. Gostaria de manter contato com Ana Cristina para trocarmos ideias sobre curso e outros outras atividades para podermos passar informações aos surdos que não tem acesso a computadores. Um abraço a todos Mario Kano e-mail: kanomario@hotmail.com

Autor: Mario Kano


22/08/2003

TRABALHO DE VOLUNTARIO

Houve um chamado muito especial de Deus em meu coração. No ano passado comecei a dar aulas de informatica para surdos, sem saber Libras. Deus quebrou todas as barreiras para que esta obra fosse um sucesso. Hoje graça a esta obra, tem uma surda Trabalhando como digitadora na empresa que presto serviços. Consegui doações de computadores para que os surdos pudessem prestar serviços na área de informatica. Já temos surdos treinados graças a trabalhos de voluntários. Estou solicitando doações de computadores usados para deixarem nos lares dos surdos para que eles tenham mais tempo para treinarem, temos 4 computadores distribuidos. A minha maior alegria é ouvir noticias de frutos desta obra. quem desejar iniciar uma obra ou desejar trocar informações, favor escrever para email:kanomario@hotmail.com Gostaria de manter contatos com vários surdos

Autor: Mario Kano


21/08/2003

Professora de informática

Sou professora de informática para surdos, mas não tenho curso de libras. o computador nos aproxima devido a facilidade de escrever,porém desejo fazer um curso de libras para poder me comunicar de maneira mais facil. Adoro trabalhar com eles pois são as pessoas mais puras que já conheci. Muitas vezes são discriminados e ignorados por isso acho que o curso de libras deveria ser mais divulgado e utilizado nas escolas onde existem pessoas com esse problema. Abraços!!! Ana

Autor: Ana Cristina


14/08/2003

Mais sobre a Lei

Gostaria de receber informações sobre a Lei de libras, pois a vereadora do município deseja implantar o projeto

Autor: Michele Lacerda


13/08/2003

FILIAL DA FENEIS EM MONTES CLAROS/MG

Gostaria de deixar aquí o meu desejo e de muitas outras colegas, de aprimorarmos o nosso conhecimento em Libras, sendo também certificadas por este entidade.Por isso gostaria de saber o motivo da FENEIS ainda não ter uma filial em Montes Claros-MG, uma cidade do norte de minas com aproximadamente 400 mil habitantes, com um n° de surdos grande e com as suas necessidades dentro da comunidade ouvinte ainda maiores.

Autor: sunny magalhães andrade


10/08/2003

Curso na Feneis - Protesto

Sou ouvinte e estudante de LIBRAS e já fiz os 2 primeiros estágios na FENEIS (um com a Elomena e outro com o João 369) eu e meus amigos estamos durante todo o ano de 2003 entrando em contato com a FENEIS para darmos continuidade ao curso e não recebemos nenhuma atenção desta instituição. É desta forma que a FENEIS quer promover LIBRAS e ensinar àqueles que estão interessados? Deixo aqui o meu protesto e indignação registrados. Obrigado Sérgio - um aluno interessado, mas decepcionado com aqueles que deveriam ser os primeiros a tentar auxiliar aos surdos.

Autor: Sérgio Fernandes Mingussi


08/08/2003

Parabenização

Gostaria de parabenizá-los pela criação deste fórum e saber se já existe uma agenda de reuniões virtuais. Grata.

Autor: Midiã Mônica de Oliveira Cruz


08/08/2003

Parabéns!!!

Primeiramente quero parabenizar pela criação desses espaço de divulgação. Sou intérprte e queria receber informações sobre o esporte para surdos. Obrigada.

Autor: Paula Streb Nogueira


08/08/2003

Redação

Quero que aprenda mais falta de redação em tempo.... Leitura : Língua de Portuguesa treinando na própria de surda é palavra certo é não fácil. Como faz um redação.

Autor: Livia Andrade


08/08/2003

Professor de Libras

Quem deve ser professor de Libras? Muitos dizem que apenas o surdo pode dar aula. E quando o surdo não sabe Libras? Ou não sabe ensinar? E o ouvinte que sabe mais que o surdo, porquê é impedido? Reserva de mercado? Libras é mercado, ou é uma língua? A Libras é própria do surdo, por isso ele deve dar aula. Quem pode dar aula de inglês? Apenas americanos ou ingleses? A língua pertence a alguém? Ela é propriedade? Ou brasileiros podem dar aula?

Autor: Joel


08/08/2003

Parabens

Gostaria de parabenizar pelo ótimo webiste que vocês estão fazendo.

Autor: Ricardo Rozgrin


05/08/2003

Publicar no Mural

Sou mae de uma criança de 5 anos deficiente auditiva, estou cheia de duvidas agora na fase de alfabetização dele, nao sei se coloco em escola regular ou especial. gostaria de opinioes de outros pais nesta situação.meu ja fala, pois foi protetizado com 4 meses de nascido, mas agora está com dificuldades na alfabetização.desde ja agradeço quem me responder. rosemary

Autor: rosemary ventura


01/08/2003

Inserir Comentário
* Nome:
* E-mail:
Deseja receber as mensagens deste tópico em seu e-mail?Sim   Não   
* Titulo:
* Mensagem:


 
Copyright © 2017 Dicionário Libras. Todos os direitos reservados.
Website desenvolvido com tecnologia Super Modular

 

www.dicionariolibras.com.br
fone: (013) 3493-1350 / (013 )9148-1116
voip 2059 3636 (de voip p/voip - grátis)
Praia Grande (SP)
Augusto


Clientes
Login:
Senha: 
Esqueceu a Senha ?

Informações
Desejo receber informações e novidades por e-mail.
Nome:
Email: